Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Delator-chave de ação contra Alckmin não é incluído em petição

Luiz Bueno é apontado por outros dois delatores como responsável por negociar e organizar pagamentos irregulares para campanha do governo de SP em 2014

Delator-chave de ação contra Alckmin
 não é incluído em petição
Notícias ao Minuto Brasil

07:15 - 29/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política Caixa 2

O ex-executivo da Odebrecht Luiz Bueno, delator considerado peça-chave no suposto esquema de caixa dois da campanha do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) em 2014, não foi incluído na petição contra o tucano. Bueno seria o responsável por negociar e organizar os pagamentos ao candidato, segundo documento da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Bueno foi apontado por dois delatores como o articulador da operação junto ao atual secretário de governo de Alckmin, de acordo com a Folha de S. Paulo.

O depoimento de Bueno, no entanto, ainda é mantido em sigilo pela Justiça.

Arnaldo Cumplido, então diretor de contrato da Odebrecht com a Linha 6 do Metrô de SP, afirmou aos procuradores que Bueno "mandava cada programação com codinome e o valor".

"O Bueno que me avisava que era para fazer aporte de recursos na modalidade de caixa dois para a campanha do governador Geraldo Alckmin", relatou Cumplido. "Eu não tinha contato com o governador ou com o Marcos Monteiro", completou.

Ao ser questionado pelo procurador sobre quem poderia explicar detalhadamento o esquema de caixa dois, Cumplido respondeu: "dentro do que eu imagino, o Luiz Bueno".

O então presidente da Odebrecht Benedicto Junior, conhecido como BJ, reforçou a atuação de Bueno no esquema em sua delação. "Ele [Monteiro] procurou o Luiz Bueno e foram os dois que acertaram o pagamento", contou.

O governador teria recebido via caixa dois R$ 8,3 milhões para a sua campanha eleitoral de 2014 e R$ 2 milhões em 2010, segundo os delatores.

Alckmin, contudo, garante que "jamais" pediu ou autorizou que pedissem valores irregulares em seu nome. "Sempre exigi que minhas campanhas fossem feitas dentro da lei", afirmou. "É preciso ter cuidado com delação. Tem muita coisa que não tem nada, nada... Não tem relação uma coisa com a outra", se defende o governador.

A Procuradoria não explicou por que a delação de Bueno não foi incluída no documento entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas disse que nada impede a Justiça de pedir o depoimento dele.

Leia também: Moro confisca 26 bens do cofre de Lula e manda devolver à Presidência

Campo obrigatório