Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alstom reconhece que pagou propina aqui

A multinacional Alstom reconheceu, em auditoria interna na França, ter pago uma comissão de cerca de R$ 6 milhões, em valores atualizados, para vender equipamentos para a hidrelétrica de Itá, em Santa Catarina, em janeiro de 1999. A informação foi revelada nesta segunda-feira, 3, pelo jornal Folha de S.Paulo.

Alstom reconhece que pagou propina aqui
Notícias ao Minuto Brasil

08:09 - 04/02/14 por Agencia Estado

Política Documento

É o primeiro documento oficial da Alstom que admite o pagamento de suborno no Brasil. Desde que a Alstom começou a ser investigada no País, em 2008, havia rumores de suborno durante a construção da hidrelétrica, mas é a primeira vez que aparece o valor pago. O documento, de 2008, foi escrito pelo diretor de auditoria, Romain Marie, e enviado ao presidente, Patrick Kron. O pagamento da comissão em Itá, segundo o memorando, foi feito pela Janus, offshore usada para pagar propina em contrato de subestações de energia em São Paulo.

A hidrelétrica de Itá fez parte do programa de privatização do governo FHC. Em 1995, a Eletrobrás assinou concessão para o consórcio Associação de Autoprodutores Independente. Parte da obra foi bancada pela estatal Eletrosul. A Alstom afirmou, em nota, que "está enfrentando acusações no Brasil relativas à não conformidade com leis e regras de competição", referentes a temas "do começo dos anos 2000". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Campo obrigatório