Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vídeo editado mostra Lula pedindo votos por Marina Silva

Uma mensagem de vídeo do ex-presidente Lula da Silva em apoio à candidata do PT ao Senado, Marina Sant’Anna, foi cortado e editado para parecer que o petista estava pedindo votos para Marina Silva, candidata do PSB.

Vídeo editado mostra Lula pedindo votos por Marina Silva
Notícias ao Minuto Brasil

07:43 - 29/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Fraude

A gravação de Lula dando apoio a Marina Sant’Anna, que se está candidatando pelo PT ao Senado, foi manipulado para mostrar o ex-presidente pedindo votos por Marina Silva (PSB). A edição ao vídeo original corta o apelido da petista e retira as referências a estado de Goiás, alterando o sentido as frases de Lula, como se ele se estivesse referindo à corrida presidencial e a Marina Silva.

O vídeo, divulgado essa quarta-feira (27), não levou somente o corte de imagem e texto. Tanto no início como no fim da gravação é exibido o logotipo da chapa da ex-senadora Marina Silva com o seu vice Beto Albuquerque. As imagens manipuladas já foram retiradas da internet mas pode ver aqui o original.

Entre os dois vídeos, o original e o editado, existem pequenas alterações que alteram todo o significado. Começa Lula dizendo: “Eu conheço a Marina há mais de 30 anos. Por isso, tenho a certeza de que ela é hoje a candidata mais preparada para ajudar a combater as deseigualdades sociais”. A frase termina com “em Goiás” mas essa parte foi cortada, descreve o Estado de S. Paulo.

Ele continua: “Ela vai trabalhar para dar continuidade e ampliar os programas sociais do governo federal. E vai defender a reforma política que o Brasil tanto precisa”. O vídeo termina e suge o logotipo da chapa de Marina Silva mas na gravação original, Lula ainda tem outra fala.

“Marina [Sant’Anna] será motivo de orgulho para o povo de Goiás. Por isso, vote Marina, vote 131”, diz o ex-presidente mas isso, também, acabou sendo retirado. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, já reagiu à manipulação das imagens.

“Temos uma candidata ao Senado, a deputada federal Marina Sant’Anna, que recebeu, como é natural, uma gravação de apoio do presidente Lula”, afirmou Falcão. “É uma montagem fraudada, que suprime o sobrenome [da petista] e coloca apenas o presidente Lula apoiando Marina, como se fosse a candidata do PSB”, alfinetou o presidente do PT. Apesar disso, Rui Falcão não considerou que a edição fosse trabalho do PSB.

Campo obrigatório