Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprovada obrigatoriedade de símbolo para ostomizados em locais públicos

O Senado aprovou hoje (2) projeto de lei que torna obrigatória a utilização de forma visível do Símbolo Nacional da Pessoa Ostomizada em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por essas pessoas, principalmente banheiros públicos e privados. O símbolo se caracteriza pela figura de uma pessoa com um curativo na barriga.

Aprovada obrigatoriedade de símbolo para ostomizados em locais públicos
Notícias ao Minuto Brasil

20:12 - 02/09/14 por Agência Brasil

Política Senado

Pessoas ostomizadas são aquelas que passaram por cirurgia que abre uma passagem no abdômen, chamada ostoma, para a colocação de uma bolsa coletora de fezes e urina. Em geral, o procedimento é necessário no caso de câncer no reto, no intestino grosso e na bexiga e em pessoas atingidas por perfurações nessa região.

O projeto, que já havia sido aprovado em outubro de 2013 pela Câmara, agora segue para sanção presidencial. Segundo a justificativa do autor do projeto, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), a medida busca dar visibilidade para as pessoas que estão nesta "condição, as quais necessitam ter assegurados espaços que permitam uma vida normal apesar de se utilizarem de dispositivos, geralmente bolsas coletoras dos conteúdos eliminados do aparelho digestivo ou urinário."

Campo obrigatório