Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dilma sofre primeira derrota após reeleição

A presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT), sofreu nessa terça-feira (28) a primeira derrota desde que foi reeleita. A Câmara de Deputados negou a proposta petista de ligar decisões do governo à opinião de conselhos e outras formas de atividade popular, conta a Folha de São Paulo.

Dilma sofre primeira derrota após reeleição
Notícias ao Minuto Brasil

08:39 - 29/10/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Política Câmara

Apenas dois dias depois de ser reeleita, Dilma Rousseff sofreu a primeira derrota, ao ver uma proposta do seu governo ser negada na Câmara de Deputados. O documento previa a vinculação de decisões do governo à opinião de conselhos populares, criados para esse efeito.

Para os parlamentares, que aprovaram o documento para impedir a proposta petista, o governo está criando projetos que vão contra o Legislativo, argumentando que a intenção é “aparelhar” os mecanismos de decisão, como é o caso na vizinha Venezuela.

Nesse sentido, a proposta de Dilma determina que as entidades federais terão que ter em conta os processos de formação de “grupos sociais historicamente excluídos” e a decisão de ligar a participação popular ao processo governativo.

Na frente da oposição estava o presidente da Câmara de Deputados, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, maior aliado da base do PT. Na defesa do projeto, os petistas contaram com parlamentares do PC do B e PSOL, refere a Folha.

Campo obrigatório