Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

IPCA de novembro pode indicar inflação dentro da meta

O secretário de Política Econômica, Márcio Holland, disse que o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, divulgado hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a inflação deverá encerrar o ano abaixo do teto da meta de 6,5% estabelecida pelo governo para 2014. Pelas regras, a meta para 2014 é 4,5%, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

IPCA de novembro pode indicar inflação dentro da meta
Notícias ao Minuto Brasil

13:10 - 05/12/14 por Agência Brasil

Política IPCA

O resultado do IPCA em novembro mostrou que o indicador, usado para estabelecer as metas de inflação no país, ficou em 0,51% no mês passado. “Estamos observando uma grande chance de a inflação ficar em torno aí de 6,4%, 6,45%, dentro das bandas de tolerância do regime de inflação, cumprindo mais uma vez a meta”, disse Holland.

O secretário destacou que, ao contrário das críticas, o governo tem adotado várias políticas na direção de reduzir as taxas de inflação nos próximos anos, “coisas que tem a ver com a agenda de produtividade e competitividade”. Ele citou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa de Investimento em Logística (PIL) como estimuladores do crescimento da economia, com geração de renda e melhoria da população.

“São importantes, pois os investimentos têm aumentado com a infraestrutura. Ao mesmo tempo, a escolaridade é também uma medida importante para aumentar a produtividade e reduzir a inflação”, acrescentou.

Campo obrigatório