Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fotógrafo cria perfil no Tinder para morador de rua e faz sucesso

A ideia do fotógrafo era ver quantas pretendentes iriam se interessar pelo estilo “hipster” do morador de rua

Fotógrafo cria perfil no Tinder para morador de rua e faz sucesso - Fotógrafo cria perfil no Tinder para morador de rua e faz sucesso

Notícias ao Minuto Brasil

20:07 - 27/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Experiência

O fotógrafo paulista Raphael Guilherme, de 28 anos, fez um experimento diferente na última semana. Ele criou um perfil no aplicativo Tinder para um morador de rua que fotografou no centro de São Paulo. A ideia do fotógrafo era ver quantas pretendentes iriam se interessar pelo estilo “hipster” do morador de rua. No entanto, não saberiam que se tratava de um morador de rua.

Conta o jornal Extra que na descrição do perfil, Raphael escreveu que o homem era formado em Artes Visuais e que curtia Novos Baianos, Tropicalismo e Chico Buarque, além de ser fã de Quentin Tarantino. Cerca de uma hora depois, seis garotas deram “match” no suposto artista. O fotógrafo acredita que o estilo e “status” foram decisivos para o seu sucesso.

Segundo a publicação, Raphael conheceu o morador de rua, que aparenta ter cerca de 35 anos, durante um ensaio com modelos no centro histórico de São Paulo.

“Eu precisava buscar um ângulo legal para as fotos e me aproximei deste grupo de quatro moradores de rua. Foi quando este senhor se levantou, foi em minha direção e pediu que eu tirasse uma fotografia dele. Era bastante bonito, e vaidoso, apesar das condições de vida. Tinha amor próprio. Isso me impressionou”, lembra o fotográfo, comentando que todos os acessórios que o homem usa na foto são dele próprio.

O fotógrafo recorda que em seguido percebeu que a foto ficou "muito boa". Foi assim que decidiu editá-la da melhor forma possível, tirando um pouco das rugas, as manchas de sol da pele e colocando uma espécie de efeito em preto e branco na imagem, mantendo o colorido dos óculos, além de corrigir a barba bagunçada. Após editar a imagem, Raphael teve a ideia.

“Olhei para a fotografia e pensei o quão bem as pessoas o tratariam com esse visual “hipster” caso o levasse para sair. Foi aí que tive a ideia de criar um perfil para ele no Tinder. Coloquei uma descrição bem clichê, com algumas modinhas do momento, dando a entender que era um homem de classe média. Pessoas com essas características têm mais status”, reflete.

Em seguida o perfil fez sucesso, mas Raphael explica que não conversou muito com as meninas, pois “não achou justo que fossem enganadas”. Depois ele tirou o perfil do ar.

O Extra conversou com Raphael, que contou que o objetivo foi “dar um chacoalhão” na elite paulista, e mostrar o quanto algumas pessoas só ligam para a “embalagem” das outras e as tendências do momento. “Muitos só se importam com o aspecto físico, o estilo e a classe social na hora de se relacionar com os outros. Se soubessem que ele era um morador de rua, não iam querer nem saber dele. Dessa forma, acabamos esquecendo o que a pessoa tem a oferecer por dentro. Queria a prova disso, e consegui. Deveríamos dar mais atenção a essas pessoas que não têm “status”. Podem ter muitas histórias boas para contar”, argumenta.

Ainda segundo a reportagem, o fotógrafo disse que pretende revelar a foto e entregá-la ao morador de rua nos próximos dias. Raphael também planeja contar sobre o sucesso do morador de rua no aplicativo de encontros. O fotográfo também quer conversar com mais calma com o homem e propor um ensaio fotográfico com ele.

“Quero ajudá-lo da melhor maneira possível. Ele pode perfeitamente se reintegrar à sociedade”, salienta.

Campo obrigatório