Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Esqueça tudo o que sabe: a Terra são dois planetas

Hipótese de que um impacto gigante entre Terra e Theia parece ser cada vez verdadeira

Esqueça tudo o que sabe: a Terra são dois planetas
Notícias ao Minuto Brasil

09:44 - 05/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Investigação

Há 4,5 mil milhões de anos, um ‘planeta embrião’ chamado Theia teria colidido com a Terra, levando à formação da Lua. Esta é uma hipótese que já existia, mas havia novos contornos.

Uma equipe de investigação financiada pela NASA acredita que a Terra não levou apenas um ‘choque lateral’ de Theia, como muitos acreditam, mas poderia ter sido atingida ‘de frente’ e absorvido grande parte do planeta. Isto significa que, segundo o estudo, a Terra é feita da fusão de dois planetas: Terra e Theia.

Para provar esta hipótese, foram comparadas as assinaturas químicas das rochas da Lua com as rochas vulcânicas do Hawai e do Arizona. Se a Terra e Theia tiveram apenas um ‘pequeno toque’, como a anterior hipótese sugeria, então a Lua seria feita, em grande parte, de Theia e teria uma estrutura química da Terra.

No entanto, não é isso que se apresenta: “não vemos nenhuma diferença entre os isótopos de oxigénio da Terra e da Lua; são indistinguíveis”. Os cientistas acreditam que a Terra teria recebido um impacto direto de Theia e que isso teria levado à criação do planeta.

Campo obrigatório