Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 dicas para se proteger de ataques virtuais no Facebook

A segurança também no ambiente digital deve ser reforçada

6 dicas para se proteger de ataques 
virtuais no Facebook
Notícias ao Minuto Brasil

01:07 - 23/02/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Segurança

Rede social mais popular do mundo, com 1,04 bilhão de usuários ativos, o Facebook pode ser também a porta de entrada para ataques virtuais. Há cuidados que os internautas podem tomar e o próprio Facebook disponibiliza ferramentas visando proteger os usuários.

Confira abaixo sete dicas elaboradas pelo IG para te ajudar a se proteger.

1- Conteúdo dos posts

É necessário pensar sempre duas vezes antes de postar algo, pois se o conteúdo for minimamente comprometedor, mesmo que o usuário tente apagá-lo, ele continuará sendo visto em outras perfis caso tenha sido compartilhado.

2- Opções de privacidade

O Facebook possibilita ao usuário escolher as pessoas que visualizarão as mensagens postadas por ele. Para tal, é necessário abrir o menu (seta no canto direito da barra azul), clicar em configurações e em privacidade. No aplicativo, utilizar o menu (três traços horizonais) e Atalhos de Privacidade.

3- Amizades com desconhecidos

Quando receber uma solicitação de amizade de uma pessoa que não conhece, é prudente mandar uma mensagem a ela e depois decidir se vai aceitar ou não. Afinal, muitos dos criminosos utilizam-se de perfis falsos para aplicar golpes.

4- Alerta de login

Entre as ferramentas de segurança do Facebook, há o alerta de login, por meio do qual o dono do perfil recebe um alerta via aplicativo e por email caso a conta seja acessada de um dispositivo diferente.

5- Cuidado com os check-ins

Ao efetuar o check-in, a pessoa automaticamente disponibiliza as coordenadas do local onde está para quem vir a postagem. É uma forma de alta exposição.

6- Links suspeitos

Clicar em links desconhecidos, principalmente com ofertas "tentadoras", pode ser perigoso. O Facebook recomenda que os usuários analisem o autor do conteúdo e a extensão do arquivo, tomando cuidado com imagens em .exe, .rar e .zip.

Campo obrigatório