Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Doodle homenageia performista de Teremim Clara Rockmore

Clara foi uma prodigiosa violinista ainda criança que adentrou o Conservatório de Música de São Petersburgo com apenas cinco anos

Notícias ao Minuto Brasil

16:05 - 09/03/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Google

Após homenagear as mulheres mundialmente no dia 8 de março, o doodle do Google desta quarta-feira (9) presta homenagem a outra mulher: Clara Rockmore. Nascida Clara Reisenberg no dia 9 de março de 1911 na Lituânia e falecida no dia 10 de maio de 1998, nos EUA, a musicista foi uma das mais renomadas performistas do instrumento musical eletrônico teremim.

Clara foi uma prodigiosa violinista ainda criança que adentrou o Conservatório de Música de São Petersburgo com apenas cinco anos. Até hoje ela detém o título de criança mais jovem a adentrar a instituição.

O criador do instrumento de Clara, Léon Theremin, chegou a propor casamento a Clara por muitas vezes, mas ela acabou se casando com o advogado Robert Rockmore, mais tarde adotando seu nome. Clara desenvolveu uma técnica única para tocar o instrumento e tinha extrema precisão e controle de seus movimentos. A musicista gravou dois discos: The Art of the Theremin, em 1977, e Clara Rockmore's Lost Theremin Album, em 2006.

O doodle animado permite que os internautas brinquem com o som do Teremim e produzam sons de acordo com as notas da escala musical, reproduzindo uma das músicas de Clara. Ao final, os usuários podem ouvir o trecho tocado pela musicista.

Campo obrigatório