Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Olimpíadas do Rio serão transmitidas em resolução 8K ao vivo

Pela primeira vez os Jogos Olímpicos serão gravados em realidade virtual

Olimpíadas do Rio serão transmitidas em resolução 8K ao vivo
Notícias ao Minuto Brasil

06:37 - 10/03/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Rio

Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 vão ter muitas novidades tecnológicas. Segundo o site Gizmodo, o evento contará com transmissão ao vivo em 8K, a uma resolução de 7680×4320 para o Japão. O número representa nada menos do que dezesseis vezes a quantidade de pixels que no Full-HD, como revela o site Advanced Television.

Durante as Olimpíadas serão cerca de 130 horas transmitidas a 8K Super Hi-Vision para o Japão, das mais de 7 mil totais do evento, incluindo o show de abertura e encerramento e esportes como futebol, basquete, natação, atletismo e judô. As Olimpíadas de Londres-2012 também foram transmitidas em 8K, com um teste da emissora BBC. Como o Japão quer usar amplamente esta resolução durante as Olimpíadas de Tóquio em 2020, o país vem realizando os testes nos eventos anteriores.

Ainda segundo o Gizmodo, o Japão também consegue realizar transmissões 8K pelo ar, via satélite. São imagens de 33,2 megapixels com áudio 3D surround de 22.2 canais. Contudo, assistir imagens em 8K não é para qualquer um. A primeira TV do mundo com essa resolução, vendida pela Sharp, custa o equivalente a R$ 500 mil.

Outra novidade será que, pela primeira vez, alguns eventos serão transmitidos em realidade virtual nos Jogos Olímpicos, tais como a abertura, o encerramento e um evento-chave por dia. Quem tiver um óculos compatível poderá ver esses eventos.

Campo obrigatório