Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O eixo de rotação da Lua mudou ao longo dos anos, dizem cientistas

O gelo descoberto traça uma linha que passa pelo centro do satélite natural da Terra

O eixo de rotação da Lua mudou ao longo dos anos, dizem cientistas
Notícias ao Minuto Brasil

18:10 - 24/03/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Pesquisa

Um recente estudo publicado pela revista Nature analisou dados coletados pela sonda Lunar Prospector da Agência Espacial Norte Americana (Nasa) e detectou duas regiões ricas em hidrogênio perto dos polos da Lua, algo que indica a presença provável de água congelada. Tal descoberta revela que a Lua girava em um eixo de rotação com um grau de inclinação diferente do atual há bilhões de anos. Neste tempo, a face da Lua vista da Terra era diferente.

O gelo descoberto traça uma linha que passa pelo centro do satélite natural da Terra, o que os cientistas acreditam que fosse seu eixo de rotação, de acordo com o Último Segundo. A dita linha aponta uma oscilação gradual de seis graus em relação ao eixo atual.

Pesquisas realizadas anteriormente já apontaram que a Lua pode ter se inclinado muito mais, até 35 graus. O estudo diz que "Nossa hipótese fornece uma explicação para a distribuição antípoda do hidrogênio polar lunar, e conecta os voláteis polares à evolução geológica e geofísica da Lua e da história do bombardeamento do Sistema Solar inicial".

Campo obrigatório