Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas descobrem como tirar fotos de janelas sem reflexo

Pesquisadores do MIT podem dar boa notícia para os amantes da fotografia

Cientistas descobrem como tirar fotos
 de janelas sem reflexo
Notícias ao Minuto Brasil

11:03 - 28/03/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Descoberta

Tirar fotos de vidros e janelas costuma ser bem complicado porque a luz reflete e acaba estragando a imagem. A boa notícia para os amantes da fotografia é que cientistas do MIT desenvolveram uma nova tecnologia que pode acabar, finalmente, com isso.

Um grupo de pesquisadores do Media Lab do MIT desenvolveu uma tecnologia que detecta o tempo de demora para o flash rebater em objetos próximos como uma janela e objetos que estão distantes, como o que você quer fotografar através do vidro. Dessa forma, eles conseguiram separar os sinais que iluminavam apenas o objeto desejado na imagem.

Esse desenvolvimento pode mudar a fotografia, mas também aprimorar lasers e ultrassons que detectam explosivos, por exemplo.

O segredo está num fenômeno importante de processamento de sinal, que separa frequências diferentes. Com uma câmera do Microsoft Kinect modificada, os pesquisadores tiraram uma foto e dividiram as frequências, incluindo sinais que mostravam o flash alcançando objetos próximos, e a luz atingindo objetos distantes. Esses vários sinais chegam ao sensor da câmera em tempos diferentes.

A equipe conseguiu, então, selecionar qual sinal queria manter. Em seu experimento, eles mantiveram a imagem de uma cabeça de manequim iluminada e eliminaram as frequências que produziam imagens com reflexos de luz.

Campo obrigatório