Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dinossauros lutavam para sobreviver bem antes de meteorito

Para o estudo, publicado nas atas da Academia Nacional de Ciências dos EUA, especialistas investigaram minuciosamente os registros de fósseis do mundo inteiro

Dinossauros lutavam para sobreviver 
bem antes de meteorito
Notícias ao Minuto Brasil

22:50 - 18/04/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Luta

Os dinossauros lutavam para sobreviver dezenas de milhões de anos antes de sua extinção, atribuída às consequências para o meio ambiente da queda de um meteorito sobre a Terra de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (18). Para o estudo, publicado nas atas da Academia Nacional de Ciências dos EUA, especialistas investigaram minuciosamente os registros de fósseis do mundo inteiro.

Segundo sua análise, ao menos 40 milhões de anos antes da devastadora colisão no território que hoje está o México, diferentes espécies de dinossauros desapareciam a um ritmo mais rápido do que surgiam novas espécies.

"Não esperávamos este resultado", reconheceu o paleontólogo Manabu Sakamoto, da Universidade de Reading, no Reino Unido. "O impacto do asteroide ainda é a principal suspeita da extinção dos dinossauros, mas está claro que já não se encontravam no auge da vida" em termos de evolução, continuou.

Por exemplo, os dinossauros vegetarianos de pescoço comprido saurópodes - o maior animal terrestre que já existiu - foram-se extinguindo mais rapidamente, revelou o estudo. Os terópodes - grupo a que pertence o famoso carnívoro Tyrannosaurus rex - também foram reduzidos, mas a uma velocidade menor.

A separação dos continentes e a forte atividade vulcânica são parte dos fatores que explicam estas tendências, antecipa o estudo. "Isto sugere que, durante dezenas de milhões de anos antes de seu desaparecimento definitivo, os dinossauros já começavam a perder sua magnificência como espécies dominantes sobre a Terra", explicou Sakamoto.

Quando o meteorito gigante se chocou contra o planeta há 66 milhões de anos, uma enorme nuvem de pó impediu a entrada de raios solares, gerando uma diminuição das temperaturas e a morte das plantas. Sem vegetação, fonte de alimentos e abrigo, os dinossauros desapareceram.

Campo obrigatório