1/5 do efeito estufa vem de desmate e agropecuária

A perda da vegetação está minando ainda mais a capacidade de combater mudanças climáticas

© Reuters

Brasil Destruição 09/08/19 POR Estadao Conteudo

Desmatamento e agropecuária respondem por 23% das emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. A perda da vegetação, por sua vez, faz o planeta absorver cada vez menos o CO2 em excesso na atmosfera, minando ainda mais sua capacidade de combater mudanças climáticas.

PUB

Essa é uma das principais conclusões do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado ontem - o primeiro focado no uso da terra.

O novo recorte sobre o uso da terra mostra que, se esse problema não for enfrentado juntamente com a redução de emissões no setor de energia, será impossível resolver a crise climática. O documento deve elevar a pressão sobre países como o Brasil, onde a produção agrícola tem papel econômico crucial e o desmate está em alta, ao mesmo tempo que o governo Jair Bolsonaro tem questionado dados que apontam essa elevação. "Agricultura, desmate e outros tipos de uso da terra respondem por 23% das emissões de gases-estufa (ocorridas no planeta de 2007 a 2016). Ao mesmo tempo, processos naturais da terra (como fotossíntese) contribuem para absorver 30% das emissões de CO2 resultantes da queima de combustível fóssil e da indústria", disse Jim Skea, um dos autores do relatório.

Metade dessas emissões é de responsabilidade de desmatamento. Considerando só o gás metano, a agricultura ainda causa metade das emissões. O setor é responsável também por 3/4 das emissões globais de óxido nitroso, por causa do uso de fertilizantes. A expectativa dos cientistas é de que, de modo geral, emissões de gases-estufa da produção agrícola devem crescer em razão do aumento da população e da renda - e de mudanças nos padrões de consumo.

A exploração de recursos naturais não tem precedentes. Atividades humanas afetam mais de 70% de toda a superfície terrestre não coberta de gelo. E cerca de 1/4 está sujeita à degradação induzida pelo homem. "Para conter o aquecimento do planeta a menos de 2°C (meta do Acordo de Paris), emissões por queima de combustíveis fósseis têm de cair; só cuidar do uso da terra não solucionará o problema", diz o meteorologista Humberto Barbosa, da Universidade Federal de Alagoas, que também assina o documento.

O relatório estima que de 1/4 a 1/3 do potencial terrestre é usado para produzir alimentos, fibras e energia. A degradação da terra, por sua vez, a torna menos produtiva e reduz sua capacidade de absorver carbono.

"O relatório destaca que a humanidade vai ter de fazer opções difíceis entre a necessidade de expandir o tamanho das florestas para capturar CO2 da atmosfera, aumentar a produção de biocombustíveis para ajudar na redução das emissões e a produção de alimentos e reduzir drasticamente o desmatamento", diz o físico Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP), autor do segundo capítulo do documento.

Brasil

Apesar de optar por fazer análise mais geral sobre a situação do planeta, sem destacar os países de modo individual, o IPCC criticou o governo brasileiro. O cientista alemão Hans-Otto Portner, do grupo de trabalho 2, afirmou que as mudanças em ação no País, no que se refere à gestão da Amazônia, "contradizem todas as mensagens apresentadas no relatório". A resposta foi dada após questionamento da imprensa internacional. O governo brasileiro não se pronunciou sobre o assunto ontem.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 4 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 5 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando