Ataque do Corinthians quase dobra finalizações e time embala

Com a equipe de Carille criando mais, os resultados consequentemente melhoraram

© Getty Images

Esporte Carille 09/08/19 POR Estadao Conteudo

O técnico Fábio Carille cumpriu o prometido e colocou o ataque do Corinthians para funcionar depois da pausa da Copa América. Alvo de muitas críticas no primeiro semestre do ano, o setor ofensivo da equipe quase dobrou o número de finalizações nos sete últimos jogos em relação aos seis primeiros meses da temporada.

PUB

Com a equipe criando mais, os resultados consequentemente melhoraram. Desde que as competições recomeçaram, o time alvinegro está invicto, com cinco vitórias e dois empates, aproveitamento de 80,9%. A boa sequência levou o Corinthians para as quartas de final da Copa Sul-Americana e para a zona de classificação da Copa Libertadores no Campeonato Brasileiro, em quinto lugar, com 23 pontos.

Antes da Copa América, o Corinthians tinha média de finalização de 8,7. Após o torneio de seleções o número quase dobrou e saltou para 13,7. O lateral-direito Fagner, um dos líderes do atual elenco, destaca a importância do tempo de treinamento.

"Foi essencial para nossa arrancada. Muitos jogadores chegaram, sabemos que leva um tempo para se adaptar. Jogar aqui é difícil. Depois desses primeiros seis meses já está todo mundo ambientado, entendendo bem. Isso foi fundamental para nosso fortalecimento. Todos entenderam a filosofia. Isso é importante por que, independentemente de quem jogar, todos já sabem o que o técnico quer", afirmou o jogador que esteve nesse período com a seleção brasileira.

SUSTO - Durante a intertemporada, o Corinthians assustou seus torcedores com três amistosos de desempenho muito ruim - derrotas para Botafogo-SP e Londrina, ambos por 2 a 1, e vitória sobre o Vila Nova pelo mesmo placar. Após enfrentar o time de Ribeirão Preto, Boselli cobrou do elenco uma mudança de postura.

Autor do segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás na quarta-feira, o atacante argentino relembra o episódio. "Foi uma crítica totalmente construtiva, de um jogador que sai da partida e que está querendo que o time melhore", afirmou. "Com todo respeito a uma equipe que está numa divisão abaixo da gente, o Corinthians não pode perder uma partida assim. Seja um amistoso, seja pela Copa do Brasil, o que for... Às vezes essas coisas é bom dizer para termos um "clique" e nos levantarmos", prosseguiu.

Depois de um início abaixo das expectativas, Boselli parece finalmente ter encontrado espaço no elenco. Na véspera do jogo com o Goiás ele usou as redes sociais para desmentir as especulações sobre uma eventual saída - havia interesse do futebol mexicano e do Boca Juniors.

O argentino tenta explicar o que mudou na equipe alvinegra. "Hoje, graças a Deus, estamos nas primeiras posições do campeonato, estamos numa fase importante da Copa Sul-Americana. Graças a Deus, o time melhorou e muito. Na primeira metade do ano o time não criava tanto, pensávamos mais como jogava o rival do que como jogava a gente. Isso mudou totalmente", afirmou

O volante Junior Urso, que marcou o outro gol na partida com o Goiás, também comemorou a boa fase da equipe. Fico feliz pelo resultado que conquistamos. A equipe está cada vez mais encorpada e mostrando que está com força para brigar na parte de cima da tabela."

A distância para o líder Santos no Brasileirão ainda é grande. Nove pontos separam o Corinthians da equipe de Jorge Sampaoli. Mas, para os jogadores, o time continua na briga pela taça. "Estamos a alguns pontos de distância, temos de recuperar, perdemos alguns pontos nas primeiras rodadas. Não podemos pensar em ganhar um título se não pensarmos antes na próxima partida, que é contra o Inter", disse Boselli.

REVEZAMENTO - Curiosamente, nessa sequência de sete jogos de invencibilidade, Carille conseguiu revezar a formação titular. O único jogador que esteve presente em todas as partidas foi o zagueiro Gil. O restante dos jogadores ficou de fora em ao menos uma partida. Apesar disso, dá para afirmar que para o setor defensivo, o treinador não tem dúvidas de quem são os titulares.

Cássio, Fagner, Manoel, Gil, Danilo Avelar têm lugares garantidos. Ralf, que está se recuperando de lesão, e Junior Urso são os dois volantes do meio-campo. A principal incógnita hoje está na armação das jogadas. Mateus Vital parece ser o titular do momento, mas disputa posição com Sornoza e Jadson.

Na frente, Pedrinho tem seu lugar cativo aberto pela direita. Vagner Love foi poupado contra o Goiás, mas pode ter perdido a posição para Boselli. No lado esquerdo do ataque a vaga é de Clayson. Domingo, às 11h, contra o Internacional, pela 14ª rodada do Brasileirão, Carille deverá mandar a campo força máxima e esclarecer as dúvidas que restam.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

mundo Guangzhou Há 9 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo