É necessário trocar a prótese de silicone? De quanto em quanto tempo?

Os sintomas que servem de alerta para troca de prótese são: endurecimento, mudança da forma dos seios e também a dor; médico explica que não há como prever o tempo de duração de uma prótese

© Shutterstock

Lifestyle Alerta 09/08/19 POR Notícias Ao Minuto

A mamoplastia de aumento, técnica que utiliza próteses de silicone para aumentar os seios, é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados no Brasil e no mundo. Mas muitas vezes a paciente tem dúvidas com relação ao “prazo de validade” da prótese: existe? “A técnica da mamoplastia de aumento caracteriza-se por ser bastante segura, mas a prótese de silicone não dura para sempre. No entanto, alguns fabricantes oferecem uma garantia vitalícia contra a ruptura ou contratura capsular da prótese”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

PUB

Mas o tempo de duração da prótese dentro do organismo é imprevisível, segundo o médico. Isso acontece por que, após a colocação da prótese de silicone, o organismo entende que esse material é um “corpo estranho”, então forma um tecido em volta da prótese, chamado cápsula. “Com o passar dos anos, a cápsula pode ficar um pouco mais dura e rígida, causando algumas alterações na mama, que indicam a necessidade da troca da prótese. Mas não há como prever. Isso pode acontecer em 5, 10, 15, 20 anos ou nunca acontecer, tudo depende da reação de cada organismo”, afirma o médico. Os sintomas que servem de alerta para troca de prótese são: endurecimento, mudança da forma dos seios e também a dor. “O ideal é conversar com seu cirurgião plástico para que examine o problema”, afirma.

Leia também: 5 motivos para seios doloridos.

De acordo com o Dr. Paolo Rubez, as próteses mais modernas são feitas de modo que a ruptura é bastante rara e a contratura capsular aconteça mais tardiamente.

Entenda o procedimento – Na consulta com o cirurgião, ele definirá, com ajuda do paciente, qual o tipo de incisão será realizado e qual o tipo e tamanho de prótese mais indicado. “Inicialmente, a paciente deve decidir juntamente com o médico algumas características do procedimento que vão determinar como ele será realizado. Por exemplo, a prótese de silicone pode ser alocada abaixo ou acima do músculo peitoral ou entre o músculo e sua fáscia, sendo a decisão relevante para o resultado que será obtido”, diz o cirurgião.

Antes do procedimento, o cirurgião plástico realiza as marcações na mama da paciente, como o local da incisão e, em seguida, será feita a anestesia que pode ser local com sedação, peridural ou geral. O médico, então, realiza a incisão e efetua o descolamento do local no qual será colocada a prótese, podendo ser sob a glândula ou sob o músculo. “Após isso ele vai inserir e ajustar a prótese no local correto e realizar a sutura para fechamento das incisões. Trata-se de uma cirurgia rápida, com duração média em torno de 1 hora a 1 hora e meia”, afirma o médico.

Indicações – O implante de silicone nas mamas é indicado para mulheres que estejam incomodadas com o tamanho dos seios e queiram aumentá-los. A prótese de silicone também é indicada para mulheres que devido a um tratamento de câncer foram submetidas à mastectomia, que consiste na retirada das mamas. Nesses casos, a cirurgia pode ser chamada de reconstrutora. “O cirurgião plástico é o profissional mais indicado para avaliar o quadro da paciente e realizar a cirurgia de colocação do implante de silicone nas mamas”, finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula