Bachelet pede inquérito sobre violência policial em Hong Kong

Bachelet disse ter "provas credíveis de que os agentes das forças de segurança usaram as armas de forma proibida pelas normas internacionais"

© Reuters

Mundo Últimas Notícias do Mundo 13/08/19 POR Notícias Ao Minuto

A alta comissária para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), MIchelle Bachelet, disse hoje (13) que está preocupada com a repressão às manifestações pró-democracia em Hong Kong e pediu um inquérito imparcial na ex-colônia britânica.

PUB

Ela "condena qualquer forma de violência e apela às autoridades de Hong Kong para que abram um inquérito rápido, independente e imparcial" sobre o comportamento das forças de segurança, informou o porta-voz Rupert Colville, em entrevista em Genebra.

A alta comissária lembra que o direito à liberdade de expressão e à reunião pacífica, assim como o direito de participar dos assuntos públicos são reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Lei Fundamental que rege Hong Kong.

Bachelet disse que seu gabinete tem "provas credíveis de que os agentes das forças de segurança usaram as armas de forma proibida pelas normas internacionais".

Ela citou disparos de gás  lacrimogêneo "em áreas povoadas e confinadas, diretamente sobre manifestantes, com risco considerável de matar ou ferir gravemente".

"O Alto Comissariado pede expressamente às autoridades de Hong Kong para investigarem imediatamente esses incidentes e agir com contenção para que os direitos dos que exprimem suas opiniões pacificamente sejam respeitados e protegidos", disse o porta-voz.

A ex-colónia britânica enfrenta sua pior crise política desde a transferência de soberania do Reino Unido para a China em 1997.

A contestação social começou no início de junho contra um projeto de lei que pretendia autorizar as extradições para Pequim.

A proposta foi, entretanto, suspensa, mas as manifestações generalizaram-se e reivindicam agora medidas para a implementação do sufrágio universal no território, a demissão da atual chefe do governo, uma investigação independente sobre a violência policial e a libertação dos detidos ao longo dos protestos.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 7 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 5 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 5 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 7 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 6 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 5 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 23 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

esporte São Paulo FC Há 7 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

fama Peculiares Há 22 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

lifestyle Saúde Há 6 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue