Investimento fora do Brasil é um recomeço

Empresários que pretendem abrir negócio fora do país devem encarar investimento como se fosse a primeira experiência de negócio

© DR

Economia EMPRESA-NEGÓCIOS 23/08/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Não importa se o empresário é experiente e já tem um negócio de sucesso no Brasil. Quando for abrir uma unidade no exterior, deve encarar tudo como se fosse a primeira vez.

PUB

"A marca será uma novata no país e terá de começar do zero", afirma Paula Gomes, coordenadora da área de internacionalização da Apex Brasil -agência que auxilia gratuitamente interessados em fazer investimentos no exterior.

Para ela, um dos principais erros dos empresários brasileiros que investem fora é a autoconfiança, que leva a pular etapas do planejamento.

Antes de tudo, é preciso fazer um profundo estudo de concorrência, mercado e legislação do novo país, incluindo desafios trabalhistas, tributários, jurídicos e normas do específicas do setor. "Costumo falar que é como se preparar para um campeonato em que você precisa saber tudo do concorrente, do terreno e das regras para desenhar uma boa estratégia de jogo", afirma.

Para Fabio Khouri, diretor internacional da ABF (Associação Brasileira de Franchising), outro erro é não analisar as várias possibilidades de modelo de negócio para a expansão. Buscar alguém para cuidar da implementação de franquias no país escolhido, fechar uma joint venture, formar parcerias e até comprar uma companhia fora são opções para manter no radar.

A escolha do lugar precisa ser criteriosa. Não basta escolher um país para investir com base na proximidade da língua ou por achar que já o conhece o local. "Não é porque você passou férias em Miami que terá um negócio próspero por lá", afirma Khouri.

A ideia de que é preciso ter muito cuidado guia a expansão da Maple Bear, rede de educação canadense. Desde que a marca ganhou um master franqueado brasileiro responsável pela expansão na América Latina, há dois anos, estudos de mercado estão sendo feitos em países da região.

Por enquanto, a rede conta com três unidades no México, com abertura de filiais na Argentina e na Colômbia previstas para este ano. Todas, por enquanto, são operadas por empresários locais. O objetivo é que a experiência deles seja compartilhada com os brasileiros que pretendem abrir franquias da marca nesses países em 2020.

"Procurar um empreendedor local, testar o modelo e estudar o mercado por dois anos são cuidados que temos para minimizar o risco de perdermos um franqueado que pretende abrir uma primeira unidade fora", diz Arno Krug, diretor-executivo da Maple Bear para América Latina.

Para Krug, quanto mais bem estruturada a empresa estiver antes de iniciar uma operação estrangeira, melhor. "Temos de checar desde a relação com sindicatos e normas locais até fechar parceria com gráficas e fabricantes de ursos de pelúcia [para fazer o urso de 1,5 metro que há na entrada de cada escola]."

Abrir uma unidade no exterior muitas vezes não requer um investimento tão alto quanto se pensa. Segundo Anelise Stahl, dona da Meu Açaí Express junto com o marido, Marco Martins, abrir uma unidade em Portugal hoje custa 30% mais do que fazê-lo no Brasil.

A margem de ganho e rentabilidade das duas opções, afirma, são semelhantes. "Mas enquanto o custo de aluguel em Portugal é maior, no Brasil pesa mais o custo trabalhista." Os empresários gastaram seis meses de estudo e planejamento de mercado para a abertura de uma franquia na cidade do Porto, a pedido de um empreendedor no Brasil.

A inauguração está marcada para o fim deste mês, poucos dias depois da abertura das duas primeiras unidades franqueadas da empresa no Brasil, em Goiânia (GO) e Blumenau (SC). A marca foi criada em setembro de 2018.

Anderson Macena, diretor-executivo da Top Spa Car, diz que o modelo de franquias da sua rede de serviços automotivos facilita a abertura de unidades fora do país. Por serem adaptadas para funcionar dentro de concessionárias, as lojas não arcam com custos de infraestrutura, como aluguel de espaço, água e luz, que tendem a pesar mais no bolso do franqueado.

"É apenas em outra moeda", diz. Segundo ele, ainda há resistência à capacidade do empreendedor brasileiro de fazer negócio por conta das incertezas econômicas do país. Em junho do ano passado, a rede abriu operações no Peru, e, de fevereiro para cá, três unidades foram inauguradas na Flórida (EUA).

Nem sempre, porém, essa transição para outro país é tão fácil. Para Macena, o que ajudou no caso dele foi o fato de higienização de veículos ser um negócio bem aceito em vários países. Outros tipos de atividade podem não ter o mesmo sucesso.

Regina Jordão, diretora-executiva da rede de franquias Pello Menos Depilação, teve certeza disso ao estudar a possibilidade de abrir uma loja em Dublin, na Irlanda, em 2012. A ideia veio de uma irlandesa que, de férias no Brasil, conheceu a rede de depilação e se encantou com o negócio. "Como ela insistiu na possibilidade de levar a marca para lá, analisamos a possibilidade por meses e gastamos com advogados e contadores locais para entender como funcionava", lembra a empresária. "Concluímos que não abriríamos. E não me arrependo um segundo", diz.

Regina lembra que, além das dificuldades trabalhistas, tributárias e normativas para a importação da cera, que a rede mesma produz, havia um entrave incontrolável: o clima. "O verão em Dublin é mais curto e isso poderia impactar o negócio. Também percebi que ainda tinha muito a desbravar com minha rede no Brasil", afirma ela, que atualmente conta com 44 lojas no Rio de Janeiro e tem planos de expansão para São Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 5 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

economia INSS Há 12 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito