Trump cogitou usar bombas nucleares contra furacões, diz site

O presidente dos Estados Unidos queria usar armas nucleares para destruir furacões

© REUTERS / Carlos Barria (Foto de arquivo) 

Mundo Clima 26/08/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Donald Trump, perguntou a seus assessores se seria possível usar armas nucleares para destruir furacões e impedir que eles chegassem à costa do país, de acordo com o site Axios.

PUB

A conversa ocorreu em 2017, segundo o site, durante uma reunião sobre furacões, e foi registrada em um memorando. "Por que não fazemos um ataque nuclear a eles? Eles começam a se formar na costa da África. Quando eles estiverem se movendo pelo Atlântico, nós jogamos uma bomba dentro do olho do furacão e o destruímos. Por que nós não fazemos isso?", questionou Trump, durante uma reunião do conselho de segurança nacional.

Um oficial respondeu: "senhor, vamos ver isso", segundo o site. Trump voltou a perguntar sobre essa possibilidade em outra reunião, mas o assunto não avançou, de acordo com o Axios.

Após a publicação da reportagem, Trump tuitou que a história é ridícula e que nunca disse isso. "Apenas mais fake news!", publicou nesta segunda (26).

A NOAA (autoridade atmosférica e oceânica dos EUA) explica em seu site porque a ideia não funcionaria. Um furacão pleno tem uma quantidade imensa de energia, perto da qual uma explosão nuclear seria insignificante para afetá-la. 

Um furacão libera energia, em forma de calor, em uma taxa equivalente à de uma explosão de uma bomba de 10 megatons a cada 20 minutos. Como comparação, o artefato nuclear que atingiu Hiroshima, em 1945, tinha apenas 0,015 megatons.

Outra questão é que o material radioativo gerado pela explosão seria facilmente espalhado, contaminaria grandes áreas e geraria danos ambientais.

Além disso, cerca de 80 tempestades de grande porte se formam a cada ano mas, em média, só cinco se tornam furacões. E não há como saber antes quais tempestades vão gerar furacões. 

A ideia de usar armas militares para conter tempestades ressurge de tempos em tempos. Em 2017, um evento no Facebook chamou moradores da Flórida para atirarem contra o furacão Irma. 

A polícia local precisou divulgar avisos de que isso, além de não funcionar, gera riscos: o vento pode fazer com que as balas voltem na direção de quem as atirou. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 15 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 8 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 15 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 17 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 16 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 8 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 17 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 14 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada