Macri faz pronunciamento para acalmar mercados e alfineta Fernández

Macri comentou sobre a crise econômica na Argentina e as eleições deste ano

© Reuters

Mundo Argentina 29/08/19 POR Folhapress

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O presidente argentino, Mauricio Macri, fez um pronunciamento na manhã desta quinta-feira (29), pouco antes da abertura dos mercados. Reforçou que "faltam 59 dias para as eleições e é minha responsabilidade que esse período transcorra da melhor maneira possível".

PUB

Macri fez referência às medidas anunciadas na noite de quarta-feira (28), em que o ministro da Economia, Hernán Lacunza, determinou o postergamento do pagamento de dívidas a curto e médio prazo, além de uma renegociação da dívida com o FMI, que já teve início com a visita de uma equipe do Fundo Monetário Internacional, que esteve na Argentina até poucos dias atrás.

O presidente argentino disse, ainda, que a "tranquilidade" necessária para enfrentar esse período de transição não depende apenas dele, e pediu que se formasse uma "comunidade democrática para evitar a deterioração da economia".

Veladamente, lançou alfinetadas ao seu rival e líder nas pesquisas para a eleição de 27 de outubro, Alberto Fernández, com quem trocou farpas na última semana e responsabilizou pelo aumento do dólar e do risco-país nos últimos dias.

Fernández fez apenas um breve comentário positivo com relação ao pronunciamento de Lacunza e declarou que se ausentaria do país. Tem compromissos acadêmicos na Espanha, onde também se reunirá com o primeiro-ministro, Pedro Sanchez, e depois irá ao México, para uma visita ao presidente Andrés Manuel López Obrador.

Macri declarou nesta manhã que "todos os que estamos ocupando posições de liderança neste momento sabemos que a prioridade agora é o futuro dos argentinos. E eu estou aqui para continuar lutando por esse presente e pelo futuro dos argentinos."

O presidente reforçou que as primárias, em que foi derrotado por Fernández por 47% a 32%, são "apenas uma pesquisa, mas teve a capacidade de desencadear uma crise como esta que estamos vivendo." O primeiro turno das eleições ocorre dia 27 de outubro. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 11 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 9 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo México Há 11 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo França Há 5 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 6 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

politica Bolsonaro Há 11 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 13 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo EUA Há 4 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"