Norte-americanos se preparam para chegada do furacão Dorian

A chegada do furacão Dorian deixou as autoridades e norte-americanos assustados

© Reuters

Mundo Categoria 4 30/08/19 POR Notícias Ao Minuto

O furacão Dorian continua ganhando força com ventos de 175 quilômetros por hora e pode hoje se converter em um ciclone de categoria alta, enquanto se move lentamente em direção à Florida, nos Estados Unidos.

PUB

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou hoje de que o Dorian poderá chegar à Florida na segunda-feira, tornando-se em um fenômeno "extremamente perigoso" da categoria 4 na escala Saffir-Simpson (máximo de 5), ou seja, com ventos máximos que podem chegar aos 225 quilômetros por hora.

O NHC indicou que o Dorin começou a se dirigir mais lentamente e na direção noroeste, a uma velocidade de 19 quilômetros por hora. "Espera-se que Dorian se torne num grande furacão ainda hoje e continue sendo um furacão extremamente perigoso durante o fim de semana", adiantou o NHC.

Segundo os meteorologistas, este avanço lento permite organizar melhor e alimentar os ventos graças às águas quentes do Caribe.

A Florida, que declarou estado de emergência, prepara-se para inundações, ventos fortes, tempestades e até um fenômeno conhecido como "King Tide" (Maré-rei), que nada tem a ver com a chegada do furacão, mas que coincidirá com a chegada do ciclone.

De acordo com o NHC, o furacão move-se esta sexta-feira sobre o Atlântico, a leste do sudeste e o centro das Bahamas, vai aproximar-se do arquipélago no sábado e estará sobre o noroeste das Bahamas no domingo, onde se espera a "chuva pode causar inundações que ameacem vidas humanas".

Desde o início da temporada de furacões, que começou em junho, foram registradas outras quatro tempestades tropicais, Chantal, Andrea, Erin e Barry, esta ultima que se transformou em um furacão em julho, pouco antes de chegar a Louisiana, onde deixou perdas materiais substanciais, mas nenhuma fatalidade direta.

O presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou a visita que tinha programado este fim de semana à Polônia devido ao furacão Dorian. "Para permitir que o conjunto de meios do Estado federal esteja concentrado na tempestade que está a chegar, decidi enviar o vice-presidente, Mike Pence, à Polônia, em meu lugar, no fim de semana", declarou Trump na Casa Branca.

O Presidente dos Estados Unidos era esperado no domingo em Varsóvia para o 80.º aniversário do início da II Guerra Mundial, que começou em 01 de setembro de 1939 com um ataque da Alemanha nazista à Polônia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 9 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 11 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 11 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 11 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 10 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 12 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

justica Pridão Há 10 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

mundo EUA Há 12 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 10 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta