COI revela sedes de 5 Pré-Olímpicos a serem disputados pelo boxe

Ao todo serão 286 lutadores em Tóquio-2020, e a participação feminina subirá para 100 mulheres

© Jonne Roriz/Exemplus/COB

Esporte Boxe 30/08/19 POR Estadao Conteudo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) detalhou para o boxe um "caminho justo e transparente para os Jogos Olímpicos" de Tóquio no ano que vem. Serão disputados quatro torneios pré-olímpicos continentais na China, Senegal, Argentina e Grã-Bretanha entre os meses de fevereiro e abril de 2020.

PUB

Na sequência, uma competição mundial será realizado em Paris, na França, e não em Tóquio como se acreditava anteriormente, entre os dias 13 e 24 de maio. Com isso, o Mundial em Sochi, na Rússia, entre os dias 7 e 21 de setembro, não valerá como classificatório para a Olimpíada.

O COI confirmou em junho a remoção do status olímpico da Associação Internacional de Boxe (Aiba), que costumava organizar as disputas qualificatórias para a Olimpíada e a própria competição olímpica. Com a decisão, o COI assumiu estas funções relativas aos Jogos de Tóquio-2020.

A decisão foi tomada depois que o COI aceitou de forma unânime as orientações feitas pelo seu Conselho Executivo em maio, que acusou a Aiba de criar sérios riscos em termos de reputação e questões legais e financeiras para o COI. Na prática, a decisão tornou a Aiba sem status suficiente para organizar a disputa olímpica do boxe. Além disso, a Aiba deixou de receber cerca de US$ 17,5 milhões (R$ 72,4 milhões) da futura receita comercial da competição no Japão.

A decisão do COI foi baseada em uma investigação, que apontou problemas em suas finanças e na sua governança. Também questionava a integridade das decisões dos árbitros nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, desde Pequim-2008. A entidade argumenta que temia eventuais manipulações de resultados em Tóquio-2020.

Também vinha incomodando a entidade a eleição do usbeque Gafur Rakhimov para presidir a Aiba, no ano passado. Ele enfrenta acusações de envolvimento com o crime organizado, o que ele nega. Em dezembro de 2017, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos afirmou que "Rakhimov partiu da extorsão e dos roubos de carro para se tornar um dos principais líderes do crime organizado no Usbequistão e uma figura importante envolvida no tráfico de heroína".

Diante da pressão internacional, Rakhimov se afastou por conta própria da presidência da Aiba em março deste ano.

Ao todo, serão 286 lutadores em Tóquio-2020, como nos Jogos do Rio-2016, mas a participação feminina subirá de três para cinco categorias, com 100 mulheres - foram 86 no Brasil. Já o número de boxeadores cairá de 250 a 186, com a redução de 10 para 8 categorias.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula