Queda de rendimento pressiona Felipão no Palmeiras

A derrota sofrida para o Flamengo, no último domingo, mexeu com o clube e faz o atual treinador ter uma queda de rendimento bem parecida à de antecessores

© REUTERS

Esporte Palmeiras 02/09/19 POR Estadao Conteudo

Após ganhar o Campeonato Brasileiro de 2018, atingir mais de 30 rodadas de invencibilidade no torneio e fazer a melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores, o técnico Luiz Felipe Scolari deixou de ter o mesmo prestígio no Palmeiras. A derrota por 3 a 0 sofrida para o Flamengo, no último domingo, mexeu com o clube e faz o atual treinador campeão brasileiro ter uma queda de rendimento bem parecida à de antecessores.

PUB

Depois da parada para a disputa da Copa América, o Palmeiras conquistou só 23% dos pontos disputados no Campeonato Brasileiro e despencou do primeiro para o quinto lugar, com um jogo a menos do que os demais adversários. O mesmo período teve como pontos baixos as eliminações na Copa do Brasil, diante do Internacional, e na Copa Libertadores, para o Grêmio, na última semana.

Desde a retomada do calendário, o Palmeiras teve um aproveitamento de pontos de 38% nos 13 jogos realizados até agora. Nos dez últimos compromissos, o rendimento foi ainda pior, pois conquistou 36% dos pontos disputados. A diretoria prega calma e prometeu se fechar nesta semana. Todos os treinos serão fechados e com horários sem divulgação, por questão de segurança.

Por enquanto não há movimentação na diretoria para a troca de comando. Felipão continua no cargo e nesta terça-feira vai iniciar a preparar o time para o jogo de sábado, contra o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia. O elenco recebeu folga nesta segunda e terá dois desfalques para as próximas rodadas. O goleiro Weverton e o zagueiro Gómez viajaram para defender as suas seleções.

Em anos anteriores, o Palmeiras enfrentou quedas parecidas de rendimento durante o meio da temporada. O antecessor de Felipão, Roger Machado, foi demitido em julho de 2018 após ter conquistado apenas 43% dos pontos disputados nos dez últimos compromissos oficiais. Outras sequências negativas também derrubaram nomes como Oswaldo de Oliveira, Marcelo Oliveira e Eduardo Baptista em temporadas anteriores.

Primeiro treinador contratado pelo diretor de futebol Alexandre Mattos, Oswaldo teve bom início em 2015, mas sucumbiu após tropeços nas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro e atuações ruins da equipe. Foram só 14 pontos conquistados nos últimos 30 disputados (46%). O último jogo dele foi a derrota por 2 a 1 para o Figueirense, em Florianópolis. Antes disso, nas dez últimas partidas, o treinador havia somado apenas 36% dos pontos.

O substituto de Oswaldo, Marcelo Oliveira, ganhou a Copa do Brasil, em 2015, mas deixou o cargo em março do ano seguinte, enfraquecido por resultados ruins no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores. Cuca foi o escolhido para dirigir o time pelo restante daquela temporada e terminou como campeão brasileiro. Ele pediu demissão ao fim do ano e quem chegou ao cargo foi Eduardo Baptista.

O treinador ex-Ponte Preta dirigiu o time por 23 jogos, porém encerrou a passagem em maio, com 66% de aproveitamento. O alto índice de rendimento não segurou o treinador principalmente depois de ter acumulado tropeços no Campeonato Paulista, como uma derrota para o Corinthians, pela primeira fase, e a eliminação para a Ponte Preta na semifinal.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico