China nega ser origem de opioide que matou dezenas de milhares nos EUA

A droga é mais forte e letal do que a heroína e é responsável por milhares de mortes no país todos os anos

© Reprodução

Mundo Droga 03/09/19 POR Notícias Ao Minuto

Nesta terça-feira (3), a China negou ser a origem de um poderoso opioide que já matou milhares de pessoas nos Estados Unidos, após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter acusado o país de estar por detrás daquele fenômeno. 

PUB

A droga geralmente chega aos EUA por correio ou através da fronteira com o México. A droga é mais forte e letal do que a heroína e responsável por milhares de mortes no país todos os anos.

No mês passado, o líder norte-americano pediu a todas as transportadoras que "procurassem e recusassem entregas de fentanil enviadas da China ou qualquer outro país".

"O presidente [chinês], Xi [Jinping], disse que ia parar, mas não parou" com o tráfico do opioide, acrescentou Trump.

Liu Yuejin, vice-diretor da Comissão Nacional de Controlo de Narcóticos da China, afirmou que as alegações de Trump sobre o fentanil são "completamente infundadas e falsas".

Liu afirmou que Pequim está a fazer grandes esforços para controlar a produção daquele poderoso opioide e que não deve ser rotulada como a principal fonte de fentanil dos EUA.

Em maio passado, o país asiático começou a regular todos os medicamentos compostos por fentanil como uma classe de substâncias controladas, visando conter o tráfico de drogas.

Desde que as novas medidas foram aplicadas, não foi descoberto nenhum caso de contrabando de fentanil entre os EUA e a China, disse Liu.

No entanto, as autoridades norte-americanas disseram, na semana passada, que a China estava ligada a uma apreensão de fentanil suficiente para matar 14 milhões de pessoas.

Uma das 39 pessoas detidas em uma operação, que envolveu polícias de vários Estados, é acusada de encomendar fentanil a um vendedor localizado em Xangai, a "capital" econômica da China.

"A grande maioria do fentanil ilícito que chega aos EUA tem origem na China e muito chega pelos correios", disse G. Zachary Terwilliger, advogado pelo Distrito Leste do Estado da Virgínia, citado pela imprensa norte-americana.

Liu observou que as mortes por fentanil nos EUA continuam aumentando, apesar do controle cada vez mais rigoroso do lado chinês, sugerindo que é uma indicação de que a droga não é proveniente da China.

Liu acusou ainda "alguns políticos" nos EUA de enganarem o público norte-americano sobre o trabalho desenvolvido pela China para ajudar os EUA a combater a crise de opioides.

As autoridades chinesas e norte-americanas estão trabalhando juntas para lidar com crimes relacionados com drogas, afirmou o responsável.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 23 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 22 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 22 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 15 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 14 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 21 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 21 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 21 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 21 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos