Black Friday deve ter menos promoções e vendas 'mornas'

Pelo segundo ano consecutivo a pesquisa não contempla crescimento em volume de vendas

© Nacho Doce/Reuters

Economia Economia Brasileira 03/09/19 POR Estadao Conteudo

Faltando dois meses para a Black Friday, principal data do varejo para as vendas de eletroeletrônicos no Brasil, uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (3) aponta para uma edição "morna" de vendas na edição deste ano. A projeção da consultoria GFK estima que, em 2019, o faturamento da Black Friday deve crescer 4%, alcançando no máximo R$ 13,5 bilhões, na comparação com 2018, quando o período de compra registrou crescimento de 9%.

PUB

O levantamento leva em consideração apenas as vendas de produtos elétricos e eletrônicos, como linha branca (geladeira, fogão, máquinas de lavar), linha marrom (liquidificadores, forno de micro-ondas), smartphones e produtos de informática.

Pelo segundo ano consecutivo a pesquisa não contempla crescimento em volume de vendas. Após retração de 4% em número de produtos comercializados no ano passado, segundo dados da própria GFK, a expectativa é de mais um ano de queda similar ou crescimento zero para a próxima edição.

"Apesar de alguma melhora na economia, com um crescimento de 0,4% do PIB, um pouco acima do esperado para o segundo trimestre, o emprego e renda, que são decisivos para o consumo, ainda demoram a melhorar. Então, por isso, a gente trabalha com um ano mais morno mesmo, com crescimento bem abaixo das edições do passado", conta Felipe Mendes, diretor geral da GFK.

Promoções concentradas

De acordo com as projeções da GFK, os varejistas devem ampliar a concentração de promoções nos produtos com maior valor agregado, estratégia que vem evoluindo nos últimos anos. Os destaques serão, mais uma vez os televisores e smartphones recentemente lançados. Em 2018, 46% do celulares de última geração registraram durante a promoção descontos superiores a 15%. Apenas 16% dos mais antigos ficaram nessa faixa de redução de preço.

"O que está acontecendo é que a Black Friday vai se consolidando como uma data de descontos em produtos premiuns, mais novos e caros. As pessoas guardam dinheiro o ano inteiro para comprar a novidade na semana de descontos no varejo", afirma Mendes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Bastidores da TV Há 2 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-CANTORA Há 20 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

mundo EUA Há 4 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 3 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo Oklahoma Há 20 Horas

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

fama GRACYANNE-BARBOSA Há 23 Horas

Gracyanne rebate crítica após término com Belo

lifestyle Bolor Há 22 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 5 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate