Cientistas criam pulseira inteligente que prevê crises autistas

Pesquisadores da Universidade de Northeastern criaram uma pulseira inteligente capaz de prever crises em pessoas autistas

© DR

Lifestyle Autismo 04/09/19 POR Notícias ao Minuto

O cientista comportamental da Universidade de Northeastern, Matthew Goodwin, e uma equipe de investigadores criaram uma pulseira inteligente capaz de prever crises em pessoas autistas.

PUB

Os pesquisadores criaram um dispositivo que monitoriza a frequência cardíaca, produção de suor, temperatura da pele e movimentos dos braços.

Segundo os resultados recolhidos pela equipe, a pulseira consegue prever a crise com 60 segundos de antecedência e 84% de precisão. Embora o tempo entre o aviso e a explosão seja curto, ele dá a oportunidade para que o responsável tente acalmar o indivíduo e garantir que todas as outras pessoas presentes fiquem seguras.

Para analisar estes dados, Goodwin e a sua equipe observaram 20 crianças autistas por um período de 87 horas. Estudaram cada episódio agressivo para entender quais eram as mudanças físicas que aconteciam antes da crise e então atualizaram o dispositivo com estas informações. Graças a um investimento feito pelo Departamento de Defesa dos EUA, os cientistas esperam testar o dispositivo em 240 pessoas. Eles acreditam que com mais dados e equipamentos sofisticados, a pulseira possa prever as crises com mais de 60 segundos de antecedência. 

Em entrevista para a Universidade, Matthew Goodwin fala sobre as mudanças que a pulseira pode trazer para os pais de crianças autistas: "Famílias que têm crianças que agem agressivamente falam que não sabem o que causa as crises e que têm medo de que possa acontecer a qualquer momento e por isso, acabam por isolar dentro de casa". O investigador continua: "alguns pais disseram-nos que mesmo se só conseguirmos oferecer 60% de precisão já é melhor do que apostar na sorte, que é o que tem agora”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Câncer 26/04/24

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

Lifestyle Signos 26/04/24

Os signos que superam os problemas com muita facilidade. Está na lista?

Lifestyle câncer de ovário 26/04/24

Um sintoma precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar

Lifestyle Coração 26/04/24

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

Lifestyle Receitas 26/04/24

Que tal um gnocchi saudável? Siga essa receita e se delicie

Lifestyle Saúde Oral 26/04/24

Hábitos simples que ajudam a combater o mau hálito

Lifestyle Peso 26/04/24

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

Lifestyle Challenger deep 26/04/24

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

Lifestyle Signos 26/04/24

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

Lifestyle Saúde 26/04/24

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema