GP da Itália estende contrato com Fórmula-1 até 2024

De todas as provas do atual calendário da F-1, somente a Itália ainda não tinha vínculo para receber a corrida de 2020

© REUTERS / Ricardo Moraes (Foto de arquivo) 

Esporte Fórmula 1 04/09/19 POR Estadao Conteudo

Às vésperas do GP da Itália de Fórmula 1, os fãs locais receberam uma grande notícia nesta quarta-feira. A direção da categoria confirmou a renovação do contrato da corrida por cinco anos, até 2024. De todas as provas do atual calendário da F-1, somente a Itália ainda não tinha vínculo para receber a corrida de 2020.

PUB

Com o acerto oficializado (as conversas estavam encaminhadas desde abril), ficou praticamente definido o calendário do próximo ano. Para 2020, a F-1 terá um recorde de 22 corridas, com a estreia do Vietnã e o retorno da Holanda. O calendário só precisa ser ratificado pelo Conselho Mundial de Automobilismo, que se reúne ainda neste mês.

A assinatura do novo contrato do GP da Itália aconteceu em Milão, na praça da catedral, em evento que celebrou os 90 anos da corrida e também da Ferrari. Uma das provas mais tradicionais da F-1, o GP italiano está no calendário desde 1950, quando foi realizado o primeiro campeonato da categoria.

Nenhum outro circuito do mundo recebeu mais corridas que o tradicional e famoso autódromo de Monza. Foram 68 provas. O GP italiano só não foi realizado no local na edição de 1980, quando foi sediado em Imola. "Monza é uma das corridas que define a F-1, uma das provas mais icônicas", exaltou o chefão da categoria, o norte-americano Chase Carey, após a assinatura do contrato na companhia de Angelo Sticchi Damiani, presidente do Automobile Club d'Italia (ACI), e de representantes da prefeitura de Monza.

Como de costume, as partes não revelaram os detalhes da longa negociação entre os promotores do GP e os executivos da F-1. "Foi uma jogada desafiante até chegarmos a este resultado e foi uma daquelas vitórias em corridas que nos fazem esquecer qualquer risco e esforço e nos deixa com grande alegria", comentou Damiani. A corrida em Monza será disputada neste domingo, às 10h10 (horário de Brasília).

Com o anúncio, o calendário de 2020 ficará somente sem a Alemanha, entre os GPs que estão atualmente no campeonato. Acertada a próxima temporada, a F-1 deve se debruçar agora sobre as negociações com etapas que têm contrato somente até 2020, caso do GP do Brasil. São Paulo tenta renovar seu vínculo com a categoria ao mesmo tempo em que enfrenta a concorrência do Rio de Janeiro. As duas partes esperam por uma definição da F-1 até novembro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site