Athletico-PR vence Grêmio e vai à final da Copa do Brasil

A partida foi disputada nos pênaltis, e a equipe rubro negra venceu por 5 a 4

© Reuters

Esporte ATHLETICO-PR-GRÊMIO 04/09/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para alcançar a final da Copa do Brasil, o Athletico-PR precisava fazer o que só o Flamengo havia conseguido na temporada: vencer o Grêmio por dois gols de diferença. Conseguiu, devolveu o placar do jogo de ida e avançou na disputa por pênaltis.

PUB

A equipe atleticana frustrou, assim, qualquer expectativa de um possível Grenal na final do torneio –o Internacional disputa a outra semifinal contra o Cruzeiro.

Com a classificação, o técnico Tiago Nunes escreve mais um capítulo de sua meteórica ascensão no clube. Ele chegou ao Athletico por meio da Ferroviária.

Após alguns bons anos na base do Grêmio, assumiu o sub-20 do clube paulista em 2016. Em abril do ano seguinte, foi chamado ao sub-19 atleticano.

No começo de 2018, conduziu um alternativo elenco do Athletico rumo ao título do Campeonato Paranaense. Na metade do ano, durante a pausa para a Copa do Mundo, foi alçado ao cargo de interino na equipe principal com a demissão de Fernando Diniz.

Foi campeão da Copa Sul-Americana, primeiro título internacional do clube em sua história, e efetivado no comando. Na Copa Libertadores, caiu para o tradicional Boca Juniors nas oitavas. Agora, chega a final da Copa do Brasil, troféu que também seria inédito para o Athletico.

Na semifinal, Marco Ruben e Nikão, com um gol em cada tempo, fizeram a equipe paranaense devolver o 2 a 0 sofrido na Arena do Grêmio. Na segunda etapa, o zagueiro Kannemann foi expulso após carrinho violento em Léo Cittadini.

O Grêmio ainda teve um gol de David Braz, que entrou no lugar do companheiro expulso, bem anulado por impedimento. A igualdade levou a partida para os pênaltis.

O atacante Pepê, quinto e último nas cobranças alternadas, foi o único a desperdiçar sua cobrança, defendida pelo goleiro Santos, cria da base atleticana.

Nas quartas de final, contra o Flamengo, o time atleticano também avançou nos pênaltis, após dois empates no tempo normal.

Essa foi a nona derrota do Grêmio na temporada, a única na Copa do Brasil.

O time de Renato Gaúcho segue firme na Copa Libertadores, após eliminar o Palmeiras nas quartas de final, vencendo por 2 a 1 de virada o jogo de volta fora de casa. Na semifinal do torneio continental, o Grêmio enfrentará o Flamengo.

A eliminação também impede que os gremistas empatem com o Cruzeiro como maior vencedor da Copa do Brasil, com cinco títulos. Os mineiros podem aumentar essa vantagem, caso conquistem o título.

ATHLETICO-PR

Santos; Khellven, Robson Bambu, Lucas Halter e Márcio Azevedo; Wellington (Marcelo Cirino), Léo Cittadini (Lucho González) e Bruno Guimarães; Nikão, Rony (Vitinho) e Marco Ruben. T.: Tiago Nunes

GRÊMIO

Paulo Victor; Leonardo (Tiago Galhardo), Geromel, Kannemann e Cortez; Romulo, Matheus Henrique e Jean Pyerre (Thaciano); Pepê, Alisson e André (David Braz). T.: Renato Gaúcho

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Público e renda: 28.841 pagantes e R$ 1.370.315

Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (RJ)Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (RJ) e Bruno Raphael Pires (RJ)

VAR: Braulio da Silva Machado (SC)

Cartões amarelos: Lucas Halter, Marco Ruben, Marcelo Cirino, Bruno Guimarães, Tiago Nunes (A); Romulo (G)

Cartões vermelhos: Kannemann (G)

Gols: Nikão, aos 16min do 1º tempo, e Marco Ruben, aos 4min do 2º

Disputa de pênaltis: Bruno Guimarães, Lucho González, Nikão, Marcelo Cirino e Marco Ruben converteram para o Athletico-PR; Rafael Galhardo, David Braz, Alisson e Matheus Henrique converteram para o Grêmio, mas Pepê, na última cobrança, desperdiçou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula