Talibãs assumem autoria de ataque que deixou 5 mortos em Cabul

O ataque ocorreu hoje às 10h10 (horário local), no distrito de Shash-Darak,

© Mohammad Ismail/Reuters

Mundo Explosão 05/09/19 POR Notícias Ao Minuto

Pelo menos cinco pessoas morreram e 35 ficaram feridas em um ataque hoje (5) com explosivos em Cabul, no Afeganistão, já reivindicado pelos extremistas talibãs.

PUB

"Até agora há cinco mortos e 35 feridos foram levados para hospitais", disse à agência de notícias Efe um membro do Centro de Coordenação de Vítimas do Ministério da Saúde Pública, que pediu anonimato.

Segundo a fonte, o número de vítimas pode aumentar "nas próximas horas, à medida que o trabalho de socorro às vítimas for realizado".

O ataque ocorreu às 10h10 (horário local), no distrito de Shash-Darak, particularmente protegido por medidas de segurança.

Nessa área de alta segurança existem vários escritórios do governo, incluindo uma sede do serviço de informações afegão, o Departamento Nacional de Segurança (NDS).

O porta-voz da polícia de Cabul, Firdaws Faramarz, garantiu à Efe que a explosão causou um número indeterminado de vítimas e "danos a vários carros na estrada", sem fornecer mais detalhes.

Os talibãs assumiram a responsabilidade pelo ataque "contra um posto de controle do Departamento de Segurança Nacional".

O objetivo do ataque foi especificamente "um grupo de invasores estrangeiros que estavam a caminho do departamento", disse o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, em sua conta no Twitter, acrescentando que 12 estrangeiros e oito soldados afegãos morreram na explosão.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nasrat Rahimi, confirmou também o ataque, mas não deixou claro se o Departamento Nacional de Segurança havia sido atingido pela explosão.

O atentado ocorre no momento em que está em curso um processo de negociações entre os Estados Unidos (EUA) e os talibãs e depois de o representante especial dos EUA para a Paz, Zalmay Khalilzad, apresentar ao governo de Cabul o projeto de acordo com os talibãs, após vários meses de negociações no Catar.

O acordo deverá permitir uma retirada significativa das tropas norte-americanas.

Nessa quarta-feira, o governo afegão mostrou-se "preocupado" e pediu "esclarecimentos sobre o documento, para analisar com precisão os riscos e consequências e impedir qualquer perigo que possa causar", informou mensagem divulgada no Twitter por Sediq Sediqqi, porta-voz do presidente afegão, Ashraf Ghani.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula