FHC diz que foi um erro Moro aceitar ser ministro

O tucano disse que Moro não tem características de um político

© Nacho Doce/Reuters

Política Ex-presidente 05/09/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que se estivesse na situação do ministro da justiça Sergio Moro, se demitiria. Em entrevista a ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, na madrugada desta quinta-feira (5), FHC afirmou considerar "um erro ele [Moro] aceitar ser ministro", concordando com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também era entrevistado. 

PUB

O tucano disse que Moro não tem características de um político, e que "deveria aspirar ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)". 

"Não sei o que ele deveria fazer, isso é problema dele. [...] Acho que ele aceitou [ser ministro da Justiça] por motivos explicáveis, para evitar de tentarem abafar a Lava Jato, mas ele viu que as coisas são diferentes. Se eu fosse ele, eu estaria fora", disse FHC. 

Pedro Bial perguntou a Fernando Henrique sobre a mensagem vazada de Sergio Moro ao procurador Deltan Dallagnol, em que o atual ministro da Justiça cita o ex-presidente e fala em evitar melindrá-lo. FHC respondeu que não foi melindrado, tanto que a investigação sobre ele foi realizada. 

FHC disse que não foi consultado sobre a entrada de Alexandre Frota no PSDB e que considera um retrocesso a entrada do deputado nos quadros do partido. Sobre a exclusão de membros do partido, tampouco foi consultado, afirmou, e apenas deu sua opinião no Twitter.

O ex-presidente disse que é contra a privatização da Petrobras. Considera que a abertura do mercado - feito em seu governo -foi o suficiente para quebrar o monopólio estatal.

Perguntado sobre a oposição ao governo atual, FHC respondeu que a "mídia tradicional tem mostrado os equívocos do atual governo", e deveria se preocupar em discutir o que "é importante para o país". Após Bial perguntar novamente sobre a oposição, da qual Randolfe Rodrigues é representante, o ex-presidente disse que ela faz o seu papel, e que deve escolher quando se pronunciar.

Rodrigues, por sua vez, respondeu que considera Fernando Henrique, presidente de honra do PSDB, muito mais progressista que o restante dos tucanos. 

O senador do Amapá pela Rede, lembrou que no início da carreira, na juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), gritou por muitas vezes "fora FHC". Ao lado do ex-presidente tucano, mais de vinte anos depois do governo tucano, destacou que a estabilidade da moeda brasileira e a recuperação da economia brasileira foram alcançadas no governo do PSDB. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 21 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 20 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

fama Jojo Todynho Há 2 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 4 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

fama Príncipe William Há 20 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

brasil Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

lifestyle Rosto Há 20 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

tech Inovação Há 12 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 1 Hora

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses