Mourão diz que guerra econômica entre China e EUA afeta o Brasil

“O mundo acompanha com apreensão a escalada das barreiras tarifárias e o aumento do risco de recessão mundial", disse o vice presidente

© Luisa Gonzalez/Reuters

Economia Comércio 09/09/19 POR Notícias Ao Minuto

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse hoje (9), ao participar de evento com empresários chineses, em São Paulo, que a escalada das barreiras tarifárias e o risco de recessão com o conflito comercial entre China e Estados Unidos afetam o Brasil.

PUB

“O mundo acompanha com apreensão a escalada das barreiras tarifárias e o aumento do risco de recessão mundial. Sabemos que ganhos de curto prazo para o Brasil, como o aumento da demanda por soja, podem ficar comprometidos pela redução global da atividade econômica ou pelo desequilíbrio dos mercados no mais longo prazo. A instabilidade política não contribui para o progresso econômico."

Segundo Mourão, o Brasil tem procurado aumentar e diversificar sua relação comercial com a China. “Temos procurado construir relações de confiança e criar o ambiente propício para a ampliação e a diversificação das relações econômicas com a China. Essa disposição mostra-se ainda mais pertinente no contexto de acirramento do enfrentamento econômico e comercial entre China e Estados Unidos”, disse.

O presidente em exercício disse ter conversado nesta manhã (9) com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que lhe informou que 25 novos frigoríficos de suínos, bovinos e de aves foram habilitados para exportar para a China.

Durante a reunião anual do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Mourão exaltou a parceria comercial entre os dois países. que vem crescento nos últimos anos, conforme ressaltou. Ele lembrou que a China é, há 10 anos, a maior parceira comercial do Brasil. “As expectativas apontam para um desempenho maior e melhor”, disse.

Mourão disse ainda que o governo do presidente Jair Bolsonaro “está realizando as reformas necessárias para que o Brasil ingresse em um novo ciclo de crescimento econômico. "Contamos com a China como parceiro nesse percurso”.

Mourão participou hoje da Conferência Anual - Oportunidades para o Brasil de uma parceria estratégica com a China, realizada no Hotel Renassaince, na região da Avenida Paulista, pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), que completa 15 anos de atividades este ano.

Durante o evento, foi apresentada a pesquisa Investimentos Chineses no Brasil em 2018, feito pelo CEBC que mostra que, entre 2007 e 2018, os investimentos chineses no Brasil atingiram cerca de Us$60 bilhões.

Ainda hoje Mourão deve visitar o presidente Jair Bolsonaro, que está internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 12 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 21 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 20 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 20 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 18 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Utah Há 21 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

mundo Reino Unido Há 16 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 17 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 19 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

mundo Aliia Nasyrova Há 20 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros