Brasileiros estão menos felizes do que em 2018, aponta pesquisa Ipsos

No ano passado, índice de felicidade do Brasil era de 73%; taxa caiu para 61% em 2019

© Reuters

Brasil Baixa 13/09/19 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Os brasileiros estão menos felizes, segundo a pesquisa “Global Happiness Study – What makes people happy around the world”, da Ipsos, que avalia o nível de felicidade da população em 28 países.

PUB

No Brasil, seis em cada dez entrevistados (61%) consideram-se felizes. O índice está 12 pontos percentuais abaixo do registrado na última edição da pesquisa (2018), quando o resultado foi de 73%. Globalmente, o índice também caiu de 70% para 64%.

“O nível de felicidade dos brasileiros está perto da média global, mas bastante abaixo do registrado em 2018. Isso mostra que algumas questões já preocupavam o brasileiro ficaram ainda mais acentuadas e também que a melhora na economia, aguardada com o início do novo governo, não se concretizou. A preocupação com desemprego, por exemplo, continua muito alta no Brasil e com tendência de prosseguir”, ressalta Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

A Austrália e o Canadá são os países que se consideram mais felizes, ambos com 86%. China e Grã-Bretanha aparecem logo em seguida, com 83%. A nação com o menor índice de felicidade é a Argentina, com 34%.

A porcentagem dos adultos felizes caiu acentuadamente em quase todos os países da América, em especial na Argentina (-22 pontos percentuais), Chile (-21) e Brasil (-12). Somente Canadá (+5) e Peru (+4) registraram aumento.

Principais fontes de felicidade

Entre as 29 fontes de felicidade listadas na pesquisa, saúde e bem-estar físico foi considerada muito importante para 55% dos entrevistados globalmente. Em seguida estão: filhos (48%), relação com o parceiro (48%), sentir que sua vida tem sentido (47%) e segurança pessoal (45%).

No Brasil, o ranking muda um pouco quando comparado o top 5 global. Saúde e bem-estar físico se mantém em primeiro lugar, com 65%. Ter um emprego que faça sentido ocupa a segunda posição, com 62%, seguido por sentir que a minha vida tem sentido (59%). Em seguida, empatados em 57%, estão: segurança pessoal, sentir que estou no controle da minha vida, minha condição de vida, ter mais dinheiro, minha situação financeira pessoal e meu bem-estar religioso ou espiritual.

A pesquisa online foi realizada com 20,3 mil entrevistados em 28 países, incluindo o Brasil, entre 24 de maio e 7 de junho de 2019. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 p.p.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula