2 das 4 federais do Rio ficam fora de greve nacional

Amanhã, o Dia Nacional da Paralisação prevê a realização de um ato público a partir das 16h na Candelária, no centro da capital fluminense

© Agência Brasil

Brasil Professores 28/05/15 POR Notícias Ao Minuto

Das quatro universidades federais do Rio de Janeiro, duas ficaram de fora da greve deflagrada nesta quinta-feira, 28, pelo Sindicato Nacional de Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) em instituições federais de todo País. Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) decidiram não paralisar suas atividades.

PUB

Já na Universidade Federal Fluminense (UFF), docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos aderiram ao movimento por tempo indeterminado. Eles fazem um ato público nesta manhã na entrada do campus Gragoatá, em Niterói, município vizinho ao Rio.

Os professores da UFF pedem reajuste de 27,3% e a defesa da fixação da data-base em maio. O movimento grevista também protesta contra os cortes orçamentários na educação e por melhores condições de trabalho.

Desde o meio-dia de quarta-feira, 27, estudantes da UFF ocupam a reitoria da instituição, em Icaraí, também em Niterói. Os alunos pedem a suspensão do calendário acadêmico, reabertura do bandejão do campus da Praia Vermelha, pagamento imediato das bolsas de monitoria em greve e regularização dos pagamentos aos terceirizados - além de uma reunião de negociação da reitoria com os três setores em greve.

Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, na Baixada Fluminense, uma assembleia geral está marcada para as 13h desta quinta para decidir sobre a adesão dos professores à greve nacional.

Embora não tenham aderido ao movimento grevista nacional, os professores da Unirio farão uma paralisação conjunta com estudantes e funcionários técnico-administrativos na sexta-feira, 29. Eles se mantêm em estado de greve, com possibilidade de convocação de assembleias com até 24 horas de antecedência. A Associação dos Docentes da Unirio (Adunirio) pretende convocar uma nova reunião na semana que vem para deliberar novamente sobre o movimento grevista.

Os estudantes da Unirio, por sua vez, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em assembleia realizada na noite desta quarta-feira. Uma nota divulgada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) pelo Facebook contém 12 pontos de reivindicação, entre os quais, fim do atraso das bolsas e dos salários dos terceirizados, garantia de transporte intercampi e passe livre estudantil irrestrito, reforma e ampliação dos prédios da Unirio.

Amanhã, o Dia Nacional da Paralisação prevê a realização de um ato público a partir das 16h na Candelária, no centro da capital fluminense. Com informação do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 18 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 20 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 20 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 19 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 21 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 21 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor