Interpol invade empresas investigadas no escândalo da Fifa

A operação desta sexta-feira, ordenada pelo juiz federal Claudio Bonadio, aconteceu nas sedes das empresas Torneos y Competencias e Full Play Group

© Reuters

Esporte Argentina 29/05/15 POR Notícias Ao Minuto

Agentes da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e da Polícia Federal da Argentina invadiram, nesta sexta-feira, em Buenos Aires, as sedes das duas empresas locais que são investigadas no escândalo de corrupção que abala a Fifa. A Justiça argentina já expediu mandado de prisão contra os proprietários dessas empresas, mas os três empresários estão foragidos.

PUB

A operação desta sexta-feira, ordenada pelo juiz federal Claudio Bonadio, aconteceu nas sedes das empresas Torneos y Competencias e Full Play Group, ambas acusadas pela Justiça dos Estados Unidos de pagar US$ 100 milhões em subornos para dirigentes da Conmebol pelos direitos de transmissão e de exploração da Copa América e da Copa Libertadores.

Os respectivos proprietários das empresas, Alejandro Burzaco, Torneos y Competencias, Hugo e Mariano Jinkis, da Full Play, são considerados fugitivos. Seus advogados tentam um habeas corpus para que eles não precisem ir para a prisão enquanto o pedido de extradição feito pelos Estados Unidos é analisado.

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina recebeu na última quarta-feira um pedido dos Estados Unidos de "prisão preventiva para extradição" dos três argentinos. O chefe de gabinete, Aníbal Fernandez, insistiu que "se investigue até o fim" as acusações de corrupção envolvendo dirigentes da Fifa.

Ele indicou que a Administração Federal da Receita Pública e a Inspeção Geral de Justiça "tomarão as medidas para ver quem prejudicou" a Argentina, afirmando que "atos ilícitos também pagam impostos".

Torneos y Competencias, dona do direito de transmissão de várias edições da Copa América e outras competições, negou "qualquer participação da empresa e seu presidente nas denúncias". O destino do seu proprietário é desconhecido. O advogado dos Jinkis diz que eles estão na Argentina. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

mundo Tenerife Há 23 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

mundo Guerra Há 19 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

brasil justa causa Há 6 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

fama BELO-CANTOR Há 5 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

justica São Paulo Há 6 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

fama Relacionamentos Há 22 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

lifestyle Signos Há 5 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

fama Maternidade Há 5 Horas

Graciele Lacerda fala sobre tratamento para engravidar