Cinco comportamentos contribuem para que mulheres sofram de diabetes

O sexo feminino registra mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 6,3% para 9,9% de 2016 para 2017

© .

Lifestyle Cuidado 18/09/19 POR Notícias Ao Minuto

Trata-se da nova ‘epidemia do século XXI’, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os últimos dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), de 2017, apontam que cerca de 425 milhões de pessoas sofrem da doença e que esta deverá aumentar em 45% até 2045, chegando a 629 milhões.E as mulheres são as mais afetadas. O sexo feminino registra mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 6,3% para 9,9% de 2016 para 2017, contra índices de 4,6% e 7,8% entre os homens.

PUB

O problema é que, por ser na maioria das vezes assintomática, a diabetes permanece sem diagnóstico e tratamento durante anos, favorecendo complicações no coração e no cérebro.

Eis os ajustes que pode fazer no dia a dia para diminuir o risco de diabetes:

1. Risco: poucas horas de sono

Um estudo descobriu que pessoas que dormem por cinco ou menos horas por noite durante um único período de cinco noites tornam-se 20% mais resistentes à insulina. Isso porque esse período pode aumentar os níveis do da hormona grelina, que estimula o apetite.

2. Risco: tomar antibióticos

Cinco prescrições do medicamento ao longo de um período de 13 anos não parecem excessivas, mas podem significar um aumento de 53% no risco de diabetes tipo 2, de acordo com uma pesquisa publicada no internacional Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Os antibióticos interferem com com as bactérias do intestino, o que pode aumentar a sua resistência à insulina.

3. Risco: recipientes de plástico

Se armazena os alimentos em recipientes de plástico, fique atenta. Quando os recipientes ficam quentes, podem passar produtos químicos como o BPA para a comida. “Esses males podem levar o corpo a pensar que está produzir insulina em excesso – quando, na verdade, os seus níveis de glicose no sangue podem aumentar sem controle”, diz Andrea Gore, farmacologista da University of Texas (EUA).

Recentemente, um artigo publicado na Environmental Science e na Pollution Research International concluiu uma revisão sistemática de 13 artigos de pesquisas originais, relacionando a exposição ao BPA e o diabetes tipo 2.

4. Risco: permanecer sentada por muito tempo

Por cada hora sucessiva que passa sentada, mesmo que pratique desporto, aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 22%. “Quando os músculos ficam parados por longos períodos, as células têm mais dificuldade em absorver glicose, deixando-a aumentar no seu sangue”, diz Julianne van der Berg, pesquisadora na University of Maastricht (Holanda).

Adicionalmente, trabalhar pelo menos 45 horas por semana aumenta em 63% o risco de desenvolver a doença nas mulheres. Foi o que apontou um estudo publicado no BMJ Diabetes Research & Care com mais de sete mil trabalhadores. Por outro lado, para os homens que passam esse mesmo período no escritório, os riscos diminuem. Essa maior prevalência nas mulheres dá-se pelo fato de acumularem muitas funções.

5. Risco: pouca exposição solar

Investigadores espanhóis descobriram uma ligação entre diabetes e o défic de vitamina D. “O nutriente parece desempenhar um papel fundamental na produção de insulina. Quando a vitamina D é baixa, a insulina pode não funcionar bem”, explica Betul.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alerta Há 13 Horas

Hipertensão arterial atinge cerca de 35% da população adulta no Brasil

Lifestyle Signos Há 5 Horas

Quatro signos que têm um ótimo sentido de humor

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER Há 9 Horas

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Bolor Há 16 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

Lifestyle Covid-19 Há 19 Horas

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Covid-19 Há 19 Horas

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Saúde Há 18 Horas

Crianças brasileiras de 3 a 10 anos estão mais altas e obesas, mostra estudo

Lifestyle Sintomas Há 7 Horas

Sente alguma dessas coisas? Você pode estar com problemas no coração

Lifestyle Signos Há 14 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

Lifestyle Astrologia Há 11 Horas

Esse vai ser o melhor mês do ano? Principais trânsitos astrológicos para maio de 2024