Entre vaias e aplausos a Bolsonaro, parlamentares premiados dançam

No voto popular, aliados do presidente desbancaram a oposição

© Reuters

Política Premiação 20/09/19 POR Estadao Conteudo

Hostilidades entre parlamentares governistas e opositores marcaram a cerimônia do prêmio Congresso em Foco na noite desta quinta-feira, 19, em Brasília. A cordialidade entre deputados e senadores homenageados, comum em edições anteriores da premiação, deu lugar a discursos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro, interrompidos por gritos de apoio e vaias em repúdio ao governo, a depender do orador.

PUB

No voto popular, aliados do presidente desbancaram a oposição. A vencedora na Câmara foi Carla Zambelli (PSL-SP). No Senado, Major Olímpio (PSL-SP) ficou como primeiro colocado. A escolha de um júri selecionado pela organização do evento foi diferente: Tabata Amaral (PDT-SP) entre os deputados e Simone Tebet (MDB-MS) entre os senadores.

Convidados, os dez primeiros da lista de melhores senadores e deputados no voto popular estavam presentes - a única ausência foi a líder do governo, Joice Hasselmann (PSL-SP), quarta colocada, que não assistiu ao triunfo da desafeta Zambelli.

Entre os "top 10", havia mesas com parlamentares de PT, PSOL, PDT, PSB, Rede, PSDB, DEM, PRB, Podemos e Cidadania. As primeiras vaias e gritos de "mito"e "Bolsonaro" foram para Luiza Erundina (PSOL-SP), habitué do prêmio, que falou contra o autoritarismo e a direita e disse que tem compromisso de "lutar pela democracia".

Parlamentares e assessores da base bradaram contra ela, enquanto aliados gritavam o nome da ex-prefeita de São Paulo. O correligionário Marcelo Freixo (PSOL-RJ) também foi alvo ao falar em resistência democrática e agradecer sua família. "Divido este prêmio com minha família, que sabe o que é viver de uma forma bacurau no Brasil. A razão disso é que eu fiz uma escolha na minha vida, que foi de enfrentar as milícias, e isso me levou a uma vida bacurau. Outros escolheram se alinhar à milícia e se elegeram senadores da República", declarou, referindo-se ao filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, provocando vaias de bolsonaristas.

A oposição retrucou no discurso de Carla Zambelli, que dedicou o troféu e sua eleição aos militantes do movimento Nas Ruas e ao presidente Jair Bolsonaro. "Foi com o apoio dele e seguindo o reflexo dele que hoje estou segurando esse prêmio", disse a parlamentar, provocando reações negativas da mesa do PSOL. Foi a senha para que o líder do PSL no Senado, Major Olímpio, explorasse a potência de sua voz rouca para bradar, como de praxe, em defesa de Bolsonaro, sob vaias.

"Não tem a menor importância esse tipo de manifestação. O capitão Jair Messias Bolsonaro não foi (eleito) pelas armas, foi pelo voto popular, pela democracia. No lema de Jair Bolsonaro, vão ter que engolir, Brasil acima de tudo e Deus acima de todos", esbravejou Olímpio, prestando continência à plateia.

Na mesa do PSOL, os deputados Talíria Petrone (RJ), David Miranda (RJ), Fernanda Melchionna (RS) e Sâmia Bomfim (SP) responderam em coro: "Ditadura nunca mais" numa tentativa de abafar alguns aplausos dos governistas.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Felipe Francischini (PSL-PR), tentou apaziguar ao agradecer a todos os deputados do colegiado "de esquerda, de direita e de centro".

Com parlamentares de primeiro mandato e veteranos entre os premiados, a cerimônia voltou a ser mais concorrida, lotada de deputados, familiares e assessores. O clima só se apaziguou no fim, após um buffet de massas e doces, a oposição caiu na pista de dança, ao som de hits do sertanejo, como "Jenifer" e "Amor Falso", além de funks de sucesso de MC Kevinho.

Entre os deputados mais empolgados e desenvoltos nos passos estavam Felipe Rigoni (PSB-ES), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Joênia Wapichana (Rede-RR). Tabata Amaral também arriscou alguns passinhos de funk e sertanejo entre assessoras.

Os embalos foram regados a cerveja, vinho tinto e espumante, e whisky. Um dos poucos do PSL que resistiu até o fim da festa, Felipe Francischini (PR) preferiu observar à distância.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes