Ministro garante que Brasil não intervirá militarmente na Venezuela

Segundo Azevedo, a crise econômica, política e social que a Venezuela atravessa causou, principalmente, um problema migratório para o Brasil, que recebe diariamente entre 500 e 700 pessoas do país vizinho, pela fronteira

© .

©

Mundo fronteira 20/09/19 POR Notícias ao Minuto


O ministro da Defesa disse hoje que a crise na Venezuela é "um problema que deve ser acompanhado com atenção" e que o Brasil deve enfrentar essa situação sob os princípios constitucionais da "não intervenção".. As declarações do ministro Fernando Azevedo e Silva foram feitas durante a XVI Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, onde o governante apelou a que a Venezuela alcance uma solução pacífica.

PUB

Durante o seu discurso, o ministro foi enfático ao afirmar que o Brasil deve abordar o problema da Venezuela "sob os preceitos da constituição política do respeito aos direitos humanos, o princípio da não intervenção e a solução pacífica" dos conflitos.

Segundo Azevedo, a crise econômica, política e social que a Venezuela atravessa causou, principalmente, um problema migratório para o Brasil, que recebe diariamente entre 500 e 700 pessoas do país vizinho, pela fronteira.

Nesse sentido, o governante destacou as ações efetuadas pelo governo para ajudar os venezuelanos que chegaram ao território brasileiro, principalmente através do programa "Operação Acolhida". O projeto, iniciado há cerca de dois anos pelo  então presidente Michel Temer, facilitou a entrada no país de cerca de 20 mil venezuelanos e ajudou na sua integração.

Segundo Azevedo, a Operação Acolhida foi elogiada por organizações multilaterais, incluindo a ONU. No entanto, nos últimos meses, o programa foi alvo de críticas por acusações de uma suposta superfaturação em despesas, colocando em causa a transparência da sua administração. Quando questionado sobre o assunto, o ministro disse apenas que os fatos serão analisados.

A chegada em massa de venezuelanos ao Brasil começou no final de 2017. Desde então, de acordo com dados do governo, cerca de 100 mil venezuelanos entraram em território brasileiro por Pacaraima, um município fronteiriço do estado de Roraima que se tornou, nos últimos anos, a porta de entrada para os que fogem da crise venezuelana.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 19 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama AYRTON-SENNA Há 21 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

fama MADONNA-AMORES Há 21 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

brasil Brasil Há 16 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

esporte Fórmula 1 Há 18 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º

esporte Campeonato Inglês Há 22 Horas

Jesus dá assistência à la Ronaldinho Gaúcho, Arsenal vence e continua na liderança do Inglês

fama PAULO-GUSTAVO Há 19 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Namoro Há 18 Horas

Pegadores! Astros que tiveram mais parceiros famosos em Hollywood