Trump ameça retaliação contra informantes do caso ucraniano

Trump considera que os funcionários que deram informações ao denunciante sobre o telefonema com Zelensky são "quase espiões"

© .

Mundo Trump 27/09/19 POR Notícias ao Minuto

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que quer saber quem deu informações ao denunciante que alertou para o telefonema com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, dizendo que devem ser tratados como espiões. Trump considera que os funcionários que deram informações ao denunciante sobre o telefonema com Zelensky são "quase espiões", lembrando que "nos bons velhos tempos" os espiões eram tratados de outra forma, dando a entender que vai retaliar quem ajudou a provocar a polêmica que provocou um inquérito para a sua destituição, no Congresso.

PUB

Trump falava a funcionários da Missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas, no dia seguinte a saber que o caso do telefonema com Zelensky levara a líder Democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a declarar o inquérito para 'impeachment', mostrando-se disposto a agir contra os colaboradores do denunciante.

O denunciante, que trabalha para os serviços secretos norte-americanos, escreveu no relatório que foi divulgado pelo Congresso que as suas fontes eram funcionários da Casa Branca, que lhe relataram os pormenores do telefonema em que Trump pedia a Zelensky para investigar as "atividades suspeitas" junto de uma empresa ucraniana do filho de Joe Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama e candidato Democrata às eleições presidenciais de 2020.

"Quero saber quem foi que deu a informação ao denunciante, porque são quase espiões", afirmou Trump. "Sabem o que se costumava fazer aos espiões nos bons e velhos tempos, não sabem? Era diferente do que se faz agora", concluiu o presidente norte-americano em tom ameaçador.

Hoje, Nancy Pelosi exprimiu a sua preocupação pelos comentários de Trump, dizendo que sugerem retaliações contra pessoas que ajudaram o denunciante a formular uma queixa grave contra o presidente dos EUA.

A líder Democrata da Câmara dos Representantes disse que as comissões do Congresso farão de tudo para tentar proteger o denunciante e as suas fontes contra qualquer tentativa de retaliação por parte de Donald Trump. "Estou muito preocupada com as afirmações do presidente, que sugerem retaliações a quem cumpriu o seu dever", afirmou Pelosi, durante um programa de rádio, onde falou sobre o inquérito para a destituição de Donald Trump.

"Temos de nos focar no fato do presidente dos Estados Unidos ter usado dólares dos contribuintes para pressionar o líder de outro país para seu benefício político", explicou Pelosi, para justificar a decisão do inquérito para a destituição.

"Ele não nos deixa outra opção", disse a congressista, referindo que "o que o presidente fez é claro" e sublinhando que Trump pôs em risco a segurança nacional.

Os Democratas consideram que Trump usou o seu cargo presidencial para pressionar Zelensky a prejudicar um adversário político, dizendo que isso se enquadra na tipologia de "crimes e delitos graves" que podem levar a um processo de destituição.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Redes Sociais 28/04/24

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Mundo EUA Há 18 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

Mundo EUA Há 18 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

Mundo EUA 28/04/24

Biden afirma que vai participar de debate com Trump durante campanha nos EUA

Mundo EUA Há 15 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

Mundo Titanic Há 18 Horas

Relógio de ouro de passageiro do Titanic é leiloado por valor recorde

Mundo ORIENTE-MÉDIO Há 12 Horas

Guerra Israel-Hamas complica relações entre países na região

Mundo PEDRO-SÁNCHEZ Há 11 Horas

Sánchez anuncia permanência no governo da Espanha após denúncias contra esposa

Mundo Botsuana Há 10 Horas

Dezenas de hipopótamos presos na lama devido à seca em Botsuana