Venda de veículos cresce 10,1% em setembro ante setembro de 2018

Foram 234,8 mil unidades vendidas no mês passado

© Paulo Whitaker / Reuters

Economia Fenabrave 02/10/19 POR Estadao Conteudo

O mercado de veículos novos cresceu 10,1% em setembro ante igual mês do ano passado, informou nesta quarta-feira, 2, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em balanço divulgado a jornalistas. O resultado confirma desempenho antecipado na terça-feira, 1º de outubro, pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

PUB

Foram 234,8 mil unidades vendidas no mês passado, em soma que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume, contudo, se comparado a agosto, representa queda de 3,3%.

As variações foram influenciadas principalmente pela diferença de dias úteis. Setembro deste ano teve dois dias úteis a mais que igual mês do ano passado.

Na conta pela média diária, que busca tirar esse efeito, o mercado ficou praticamente estável nessa comparação. Já agosto teve um dia útil a mais. Pela média, a variação sobre o mês anterior foi de alta de 1,2%.

Acumulado

No acumulado do ano até setembro, as concessionárias registraram 2,029 milhões de emplacamentos, expansão de 9,9% em relação a igual período do ano passado.

Segmentos

Na categoria de veículos leves, que soma os segmentos de automóveis e comerciais leves, foram registrados 223,2 mil emplacamentos em setembro, avanço de 9% sobre igual mês do ano passado. Já na comparação com agosto, houve recuo de 3,2%. No acumulado do ano, foram licenciadas 1,935 milhão de unidades, alta de 8,7%.

No mercado de caminhões, as concessionárias venderam 9,3 mil unidades no nono mês do ano, crescimento de 38,7% em relação a setembro de 2018. No entanto, na comparação com agosto, houve retração de 2,9%. De janeiro a setembro, foram vendidas 74,7 mil unidades, expansão de 40,6%.

No caso do segmento de ônibus, as vendas somaram 2,3 mil unidades em setembro, alta de 19,8% ante o volume de setembro do ano passado. Sobre o resultado de agosto, contudo, houve contração de 14,5%. De janeiro a setembro, o mercado acumula 19,8 mil vendas, aumento de 47% em relação a igual intervalo de 2018.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 7 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 5 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 5 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 7 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 6 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 5 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 23 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

esporte São Paulo FC Há 7 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

fama Peculiares Há 22 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

lifestyle Saúde Há 6 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue