Brasileiros lideram Mundial Júnior de Snipe com 100% de aproveitamento

Gustavo Abdulklech e Leonardo Motta venceram as três regatas da abertura do campeonato em Ilhabela

© Divulgação

Esporte competição 02/10/19 POR Notícias Ao Minuto Brasil

O Campeonato Mundial de Snipe Júnior 2019 começou nesta quarta-feira (2), em Ilhabela (SP), com três regatas disputadas. A competição com atletas até 22 anos tem o domínio provisório da dupla brasileira Gustavo Abdulklech e Leonardo Motta, que representa o Iate Clube do Rio de Janeiro.

PUB

Os cariocas venceram todas as provas do dia, que foram realizadas na Ponta da Canas, com ventos de leste e intensidade de 15 a 18 nós. Nas três regatas, os velejadores ganharam com ampla vantagem para os demais.

Gustavo Abdulklech e Leonardo Motta têm apenas 3 pontos perdidos na tabela. Na sequência aparecem as duplas Rafael Rizzato | Gerald Wicks (BRA) e Matheus Oliveira | Rafael Silva (BRA), com 8 e 12 pontos perdidos, respectivamente.

''Ganhamos três, mas são nove! Espero que a gente consiga manter o alto nível nas próximas regatas. Tem que ter o pé no chão, pois o campeonato só acaba quando termina'', disse o proeiro Leonardo Motta.

Gustavo Abdulklech e Leonardo Motta receberam da organização do Mundial de Snipe Júnior 2019 o prêmio Best of the Day (melhor do dia). A competição para os juvenis de Snipe conta com 15 duplas de cinco países: Argentina, Brasil, Japão, Portugal e Uruguai.

''Não tem segredo para as vitórias. As condições foram favoráveis pra gente e conseguimos velejar bem. Um dos fatores que ajudou foi que estamos com um peso bom para a dupla. Além disso treinamos muito para o Mundial'', contou Gustavo Abdulklech.

A comissão deve fazer mais duas provas nesta quinta-feira (3) em Ilhabela. O Mundial Júnior terá ao todo nove regatas. ''Foi um dia especial de regatas, com a cara de Ilhabela, a Capital da Vela! Sol, ventos com rajadas de até 20 nós e muitas provas. Certamente os estrangeiros que velejaram pela primeira vez aqui jamais vão esquecer desse dia'', comemorou Beto de Jesus, secretário municipal de esportes.

A dupla campeã mundial júnior vai levar pra casa o Troféu Vieri Lasinio Di Castelvero nas provas de 2 a 5 de outubro. Os gaúchos Tiago Brito e Antonio Rosa são os atuais detentores da taça. Os dois estão inscritos para o Mundial, mas apenas para a versão sênior, que começa na semana que vem, também em Ilhabela. O evento terá mais de 80 duplas de 12 países e sua abertura oficial será no sábado (5).

O bicampeão olímpico Torben Grael é o único da lista no País que venceu as duas versões: o júnior e o sênior. O velejador subiu no lugar mais alto do pódio em 1978, no campeonato júnior Mission Bay (Estados Unidos), ao lado de Eduardo Mascarenhas. 

 O Brasil, que sedia pela quinta vez a competição, tem ao todo oito títulos mundiais júnior desde 1973 quando a organização da classe começou a promover a competição para os mais novos.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 19 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 18 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 22 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos