Dicas para seu filho perder o medo de dentista

Saiba o que fazer e como agir para que os pequenos encarem a situação encarem a situação com um sorriso no rosto

© iStock

Lifestyle dentista 03/10/19 POR Notícias Ao Minuto Brasil

A saúde das crianças é um assunto que deve ser acompanhado de perto, o que também se aplica à parte odontológica. Porém, é comum que elas tenham medo desta visita, o que pode trazer problemas no futuro.

PUB

 De acordo com dados do NHS Digital (Centro de Informações de Saúde e Assistência Social), da Inglaterra, analisados pela Faculdade de Cirurgia Dentária do Royal College of Surgeons, 57,5% das crianças menores de 4 anos não visitaram o dentista no ano de 2018.

 Outra pesquisa, divulgada no Journal Pediatrics, mostrou que menos de 1% das 2.505 crianças participantes do estudo visitaram o dentista pela primeira vez quando tinham até um ano de idade, número que cresceu para menos de 2% ao considerar a primeira visita até os dois anos, ou seja, os dados são preocupantes.

Isso pode ser motivado pelo medo dos dentistas, mas felizmente é possível ajudar os pequenos a encararem a situação com tranquilidade. Veja o que pode ser feito para superar esse desafio e, consequentemente, colaborar com a saúde dental do seu filho!

Mas como ajudar as crianças a vencer o medo de dentista? Com paciência, carinho e uma dose de criatividade, essa dificuldade pode ser superada e fazer com que o assunto deixe de assustar os pequenos!

1 - Deixe clara a importância de uma boa saúde bucal

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, comece a instruir a criança em relação aos cuidados que precisa ter com a saúde dos seus dentes, o que faz com que ela aprenda sobre o assunto desde quando é bem pequena e, de quebra, ajuda a evitar o surgimento de problemas odontológicos.

Diga a ela que a visita ao dentista não é uma escolha, mas sim uma necessidade, e que o profissional é responsável por deixar seus dentes fortes e saudáveis para que ela consiga comer direitinho. Também vale a pena dizer que ele vai cuidar dos pacientes para que seu sorriso continue lindo por muitos anos.

 2 - Procure um odontopediatra

Assim como o profissional indicado para cuidar da saúde das crianças é o pediatra, o mesmo se aplica à saúde dos dentes. Procurar por um odontopediatra pode ajudar a deixar este momento o mais tranquilo possível. 

Tudo é pensado para um atendimento especial aos pequenos, desde as pinturas na parede até os bonecos e brinquedos no ambiente, o uniforme dos dentistas e os acessórios utilizados. Ao se deparar com um ambiente familiar e agradável, a criança ficará bem mais calma e alegre, o que ajuda a mandar o medo e o nervosismo embora.

3 - Comece desde cedo

Quanto antes ocorrer a primeira visita ao dentista, melhor. Isso fará com que a criança relacione a clínica ou consultório ao lugar que terá que ir caso precise de algo com a saúde de seus dentes. De acordo com especialistas, a primeira consulta ao dentista deve ser feita até 1 ano de idade ou quando o primeiro dente aparecer.

Assim, o pequeno já se acostuma à rotina de visitar o dentista, o que o ajuda a ficar menos nervoso, além de ser possível encontrar potenciais problemas antes que eles se agravem e fiquem mais dolorosos (e caros) para resolver.

4 - Faça uma consulta de mentirinha

Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, mental e social das crianças, além de ser super divertido, que é o que realmente importa para elas. Os pais podem entrar nessa onda e fazer uma consulta de brincadeira ao dentista.

Pegue uma escova de dentes e sente-se para brincar com seu filho. Então, conte os dentes do pequeno começando pelo número “1” ou pela letra “A” para que ele entenda melhor o que está acontecendo.

Você também pode pegar um espelho e deixar a criança ver a contagem dos dentes. Em seguida, deixe-a brincar com a escova enquanto limpa os dentes de bonecos de pelúcia ou brinquedos. Evite fazer barulhos de motor ou mostrar outros acessórios que possam assustar.

5 - Cuidado com as palavras

Pode ser que os pais usem palavras que assustem as crianças, mesmo que não façam isso por mal. Motorzinho, anestesia e cárie são termos naturais para os adultos, mas que os pequenos não sabem o que é e podem reagir negativamente.

Por isso, o ideal é deixar que a equipe de odontopediatras faça esse contato com as crianças, já que sua linguagem é totalmente voltada ao público infantil, ou seja, as informações serão melhor assimiladas e não causarão tanto susto quanto termos adultos.

Para ajudar e já entrar no ritmo, vale a pena que os pais digam às crianças que o dentista procurará por “bichinhos do açúcar” para deixar os dentes limpos, fortes e saudáveis, por exemplo. Com a dose certa de lúdico, a experiência será bem melhor. 

6 - Não fale sobre os seus medos

É normal que adultos tenham medo ou ao menos um desconforto em relação aos dentistas, seja por experiências passadas ou mesmo por não terem sido introduzido a eles da maneira ideal quando eram menores, o que pode deixar sequelas mesmo depois do crescimento.

É essencial que você deixe esses medos de lado e não fale sobre o assunto para a crianças, já que elas podem acompanhar o sentimento e ficar ainda mais assustadas. Chegar a um consultório colorido, divertido e agradável acalma tanto os pais quanto os pequenos.

7 - Não diga que não vai doer

Essa parte é um pouco difícil, mas muito importante. Não se deve dizer à criança que os procedimentos odontológicos não doem, já que pode ser que ela tenha que fazer uma obturação ou algum outro processo que é naturalmente doloroso, mesmo para os adultos.

A maioria dos check-ups e primeiras visitas ao dentista não trazem qualquer tipo de dor à criança. Logo, não vale a pena abastecê-la com essa carga psicológica que pode nem ser necessária.

Caso tenha que ser feito algo doloroso, o odontopediatra sabe como lidar com a situação e os pais também podem ajudar, como ao dar as mãos aos pequenos ou mesmo segurá-los em seu colo se isso os acalmar, de acordo com as recomendações do profissional.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula