ONU põe fim a 15 anos de missão de paz no Haiti

O Haiti é o país mais pobre do continente americano, e enfrenta ainda uma grave crise política

© .

Mundo ONU 15/10/19 POR Notícias ao Minuto

O Conselho de Segurança da ONU encerrou hoje 15 anos de operações de paz no Haiti, seguidas de uma simples missão política, lamentando, ao mesmo tempo, a grave crise política, social e econômica que abala o país. Numa reunião do Conselho dedicada a reduzir drasticamente a presença das Nações Unidas no país mais pobre do continente americano, a embaixadora norte-americana para a ONU, Kelly Craft, saudou "um dia histórico", enquanto notou o impasse em que o país se encontra.

PUB

"Pedimos a todas as partes do Haiti que trabalhem pacificamente para responder aos desafios econômicos e sociais que o país enfrenta", afirmou, lembrando que os Estados Unidos eram o maior doador bilateral, com 5,2 mil milhões de dólares (4,7 mil milhões de euros) de ajuda desde o terramoto de 2010.

Todos os indicadores estão atualmente no vermelho no Haiti e, em relatório divulgado hoje, o secretário-geral da ONU, António Guterres, mostrou-se particularmente pessimista.

"A longa crise multidimensional" que afeta o Haiti "desde julho de 2018, dificilmente parece estar neutralizada ou resolvida. Apelo a todos os intervenientes que deixem de lado as suas diferenças e interesses particulares e trabalhem juntos par tirar o país dessa situação cada vez mais preocupante", escreveu.

O Haiti é liderado por um governo demissionário há meses e as eleições legislativas agendadas para o final de outubro foram adiadas indefinidamente.

A oposição, mas também vários componentes da sociedade civil, multiplicam manifestações para exigir a renúncia do presidente Jovenel Moses. Muito discreto, este último lançou um apelo ao diálogo, recusado até agora pelos seus opositores.

A Missão das Nações Unidas para o Apoio à Justiça no Haiti (Minujusth), que tinha mil polícias no país, terminou hoje, e vai ser substituída por um Escritório Integrado das Nações Unidas no Haiti (Binuh).

A Minujusth foi implantada em outubro de 2017. Foi uma sucessão da missão dos Capacetes Azuis - Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) - criada em 2004, após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide sob a pressão de uma insurreição armada e revolta popular.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 23 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 23 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 23 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 16 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 15 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 22 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 21 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 21 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 22 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos