Com pré-sal, Petrobras anuncia recordes de produção no 3º trimestre

Extremamente criticada na gestão Lula e Dilma, a produção de petróleo através do pré-sal vem trazendo grandes lucros para a estatal

© Antonio Bronic / Reuters

Economia Produção 18/10/19 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras informou nesta quinta (17) o registro de recordes diário e mensal de produção durante o terceiro trimestre de 2019.  Na média trimestral, a empresa produziu 2,878 milhões de barris de petróleo e gás, alta de 9,3% em relação ao trimestre anterior e de 14,6% na comparação com o mesmo período de 2018.

PUB

Os dados fazem parte do Relatório de Produção e Vendas da empresa, que passou a divulgar esses dados antes da publicação do balanço, a exemplo do que faz a Vale.

Segundo o texto, o crescimento da produção é resultado da instalação de sete plataformas de produção entre 2018 e 2019, seis delas no pré-sal da Bacia de Santos. Juntas, elas contribuíram com 555 mil barris por dia para a média trimestral. 

Em agosto, a empresa bateu seu recorde mensal de produção, chegando a três milhões de barris por dia. No mesmo mês, bateu seu recorde diário, com 3,1 milhões de barris por dia.

No relatório, a empresa diz que o resultado mostra "sólido desempenho operacional" no período. No quarto trimestre, uma nova plataforma entrará em operação, também no pré-sal da Bacia de Santos.

Os campos do pré-sal já representam 60% da produção da estatal no Brasil. Já as operações fora do pré-sal mostraram estabilidade, fechando o trimestre na média de 706 mil barris por dia -0,8% a mais do que no trimestre anterior e 4,9% a menos do que no mesmo período de 2018.

Na área de refino, a Petrobras ampliou a utilização de suas refinarias, que operaram com 80% da capacidade no trimestre, contra 76% no trimestre anterior.

A empresa produziu 1,816 milhão de barris de combustíveis por dia, 2,9% a mais do que no trimestre anterior e praticamente estável com relação ao registrado um ano antes.

As vendas, porém, representam queda de 7% com relação ao mesmo trimestre de 2018, quando o preço do diesel estava tabelado e a concorrência com importados caiu.

O volume de vendas do combustível registra queda de 8,7% nessa base de comparação, chegando a 770 mil barris por dia. Segundo a estatal, o desempenho reflete o "aumento da participação de competidores no mercado".

A maior competição também impactou nas vendas de gasolina pela estatal, que caíram 2,7% em um ano, para 377 mil barris por dia.

Com menor venda de combustíveis e maior produção de petróleo, o saldo comercial da companhia cresceu 708,6% com relação ao mesmo período de 2018, chegando a 469 mil barris por dia -a empresa exportou 801 mil e importou 332 mil barris por dia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 14 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 13 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 17 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 13 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 13 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 16 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 12 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 8 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)