Advogada diz que suspeito morto em Viracopos negociava rendição

Advogada diz que suspeito morto em Viracopos negociava rendição; polícia defende ação de sniper

© Pixabay

Justiça São Paulo 18/10/19 POR Folhapress

CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - A advogada Alessandra Jirardi diz que a Polícia Militar matou, sem chance de defesa, seu cliente, Luciano Santos Barros, suspeito de participação no assalto ao aeroporto Internacional de Viracopos, na manhã desta quinta-feira (17), em Campinas.

PUB

Depois do roubo, Barros fugiu com cerca de 20 outros suspeitos e invadiu uma casa no Residencial Campina Verde, onde fez uma mulher de 37 anos e sua filha, uma bebê de dez meses, reféns por mais de uma hora.

"Ele [Barros] foi executado, eu estava no telefone com ele, ele dizendo que queria se entregar e que estava com medo de morrer", disse Jirardi. A advogada disse que alternava a ligação entre ele e o coronel Luiz Augusto Pacheco Âmbar, comandante do Gate, negociando a rendição. "Eu disse 'calma, estou chegando, assim que eu chegar ele vai se entregar'. O sequestrador me disse que se eu não fosse iam matá-lo", afirmou.

A polícia, no entanto, diz que o suspeito apontou a arma para a cabeça da refém, que segurava a criança no colo; que ele apresentou comportamento agressivo e que indicou que atiraria na mulher. Especialista ouvido pela reportagem também defende a ação da PM, com base em imagens da ação e declarações dos oficiais envolvidos.

A advogada afirmou que foi barrada em uma barreira da PM antes de chegar na casa onde seu cliente mantinha a mulher refém, e que quando chegou em frente à casa, ele já tinha sido morto. 

"O sequestrador parou de me ligar. Não esperaram o advogado chegar para ele se entregar. Tiraram a vida de uma pessoa. É um absurdo o que fizeram. Ele ia se entregar, essa é minha revolta. A Polícia de São Paulo matou mais uma pessoa", disse Jirardi.

Barros, diz ela, era oriundo de São Paulo; ela afirma que foi contratada pela família dele. Segundo Jirardi, o homem seria um empresário na capital, embora não tenha explicado qual era seu ramo de atividade.

O Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) negociava a rendição de Barros. Ele acabou morto por volta das 13h35 por um atirador de elite da PM. Segundo o coronel Âmbar, as negociações vinham bem até que o suspeito apontou a arma para a cabeça da refém, que estava com o bebê no colo, e que ficou agressivo. "O sniper que estava do outro lado da rua atirou e a equipe tática fez a invasão, efetuando mais disparos contra o suspeito para garantir a segurança da refém". 

Em nota, a Polícia Militar afirmou que "o criminoso passou a apresentar um pico de agressividade e apontou a arma para a cabeça da mulher, que permanecia refém com a criança no colo, indicando que atiraria na vítima". Nesse momento, ainda segundo a PM, "foi realizada a intervenção do sniper, o 'atirador de elite' da Polícia Militar, o qual atingiu o agressor, neutralizando-o imediatamente, e que não resistiu ao ferimento".

A mulher de 37 anos ficou ferida na região dos glúteos e passou por cirurgia no Hospital PUC-Campinas. Segundo a PM, ela foi atingida por "estilhaços" da bala. O hospital disse que a família não autorizou a divulgação do estado de saúde da vítima.

Pelas imagens que circularam em redes sociais e com base nas declarações dos oficiais sobre a ação, o consultor em segurança Adalberto Santos defendeu a intervenção da polícia. "Se o suspeito colocou o dedo no gatilho e apontou a arma para a cabeça da refém, há protocolos internacionais que determinam que o agente de segurança execute o tiro de comprometimento".

Segundo ele, há um nível de tolerância em negociações com situações de reféns, e que ele é rompido quando o gestor da crise entende que a situação saiu de controle ou quando há algum gesto do suspeito que coloque a vida do refém em risco. "Os agentes não podem pressupor que o suspeito levantou a arma como simples ameaça. Na minha visão a ação da PM foi correta", disse.

Em agosto deste ano, outra atuação de sniper resultou na morte do sequestrador de um ônibus na ponte Rio-Niterói. A ação foi comemorada, na época, pelo governador Wilson Witzel (PSL).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III 26/04/24

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 15 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

esporte La Liga Há 23 Horas

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid