Cartel fortemente armado obriga polícia a libertar filho de 'El Chapo'

Cartel de Sinaloa colocou cidade mexicana em estado de sítio após tentativa de detenção de um dos filhos de 'El Chapo'

© .

Mundo México 18/10/19 POR Notícias ao Minuto

As autoridades mexicanas foram obrigadas a recuar numa operação que permitiu a detenção momentânea do filho do traficante de droga 'El Chapo' depois do cartel de Sinaloa ter aberto uma pesada ofensiva em Culiacán, capital daquele estado mexicano e sede do cartel.

PUB

De acordo com declarações do secretário de estado para a segurança, Cristóbal Castañeda, o balanço é de 21 pessoas feridas e uma evasão de uma prisão local, segundo a Time.

A tensão iniciou-se quando uma patrulha de 30 elementos da Guarda Nacional foi alvo de vários disparos a partir de uma casa em Culiacán, na quinta-feira. A patrulha conseguiu repelir o ataque e entrou na casa, onde identificou Ovidio Guzmán López, um dos filhos do líder do cartel, 'El Chapo', que se encontra detido nos Estados Unidos.

A casa depressa ficou cercada por membros do cartel, armados de tal forma que os militares foram obrigados a libertar Ovidio Guzmán e a suspender a operação.

Se informó que formalmente no hubo detención de Ovidio Guzmán López, hijo del “Chapo” https://t.co/ZKlDYQ1XOL pic.twitter.com/zqkdGt9uod

— W Radio México (@WRADIOMexico) October 18, 2019

O confronto ultrapassou o perímetro da casa, com os membros do cartel fortemente armados a trocar tiros com a polícia em várias partes da cidade.

Fuchi guacala @lopezobrador_ pic.twitter.com/6RhJsLnmfv

— Yisus (@tiiosurprise) October 17, 2019

Sinaloa cartel members in Culiacán shooting at police with a .50 rifle Video credit Carlos Zuniga Perez #Mexico #SinaloaCartel #MAGA2020 #Trump2020LandslideVictory #AMLO pic.twitter.com/uzHIACG9Qx

— National Security News (@Natsecuritynews) October 18, 2019

No meio do caos, um grupo de cerca de 30 detidos (os números não são consensuais) conseguiu fugir de uma prisão da cidade.

Escaparon 39 reclusos del orden federal del penal de Aguaruto, Sinaloa y al momento sólo dos han sido recapturados @alzagareporter @davosv2004 pic.twitter.com/e9YXfOMZDX

— Juan Carlos Alarcón (@amarilloalarcon) October 18, 2019

O ministro da Segurança, Alfonso Durazo, em declarações à imprensa na mesma noite, não detalhou se o filho de 'El Chapo' esteve preso, mas confirmou que as autoridades entraram na casa e saíram sem ele. "Foi tomada a decisão de suspender as operações, com o objetivo de preservar o bem-estar e a tranquilidade da sociedade de Culiacán", afirmou.

A decisão mereceu também o apoio do presidente mexicano, López Obrador, que detalhou que a operação do militares tinha sido ordenada com base num mandado de detenção. "A detenção de um criminoso não pode valer mais do que as vidas das pessoas", justificou. "Não queremos mortes. Não queremos guerra", acrescentou.

'El Chapo', o famoso traficante de drogas mexicano, foi em julho condenado a prisão perpétua por um juiz federal de Nova Iorque, num processo judicial que começou em 2016 com a sua detenção no México.

Joaquin Guzmán, de 62 anos, é acusado de ter dirigido entre 1989 e 2014 o cartel de Sinaloa, que enviou para os Estados Unidos mais de 154 toneladas de cocaína e grandes quantidades de heroína, metanfetaminas e marijuana.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Utah 30/04/24

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

Mundo Reino Unido 30/04/24

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres

Mundo Ucrânia 30/04/24

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

Mundo Espanha 30/04/24

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

Mundo Aliia Nasyrova 30/04/24

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

Mundo Reino Unido 30/04/24

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

Mundo Colômbia 30/04/24

Nove soldados morrem em queda de helicóptero militar na Colômbia

Mundo Indonésia 30/04/24

Monte Ruang na Indonésia entra em erupção; veja as imagens

Mundo Peru 30/04/24

Acidente de ônibus no Peru deixa ao menos 25 mortos e 13 feridos

Mundo EUA 30/04/24

EUA devem reclassificar maconha como droga menos perigosa, diz agência