Botafogo vence CSA e respira na luta contra o rebaixamento

Luciano Castán (contra) e Igor Cássio marcaram para o Alvinegro

© Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

Esporte Duelo 22/10/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Botafogo fez o dever de casa e venceu o CSA, nesta segunda-feira (21), por 2 a 1, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Esse foi o primeiro triunfo sob o comando do técnico Alberto Valentim, que assumiu a equipe contra o Vasco. Luciano Castán (contra) e Igor Cássio marcaram para o Alvinegro, e Ricardo Bueno descontou para os visitantes.

PUB

O resultado é fundamental para o Botafogo na luta contra o rebaixamento. Com a vitória, o time chega aos 33 pontos e se mantém na 13ª posição do Brasileiro. O Alvinegro volta a campo no domingo, quando visitará o Grêmio, em Porto Alegre.

O CSA, por sua vez, se mantém com 26 pontos na 18ª colocação. Os alagoanos voltam a campo no domingo para encarar o líder Flamengo, no Maracanã. A distância para se livrar do grupo dos últimos quatro colocados, contudo, aumentou. Agora, a equipe está a três pontos do Fluminense, o 16º colocado.

O Botafogo mostrou uma postura diferente com Alberto Valentim. Assim como ocorreu contra o Vasco, o time apostou em uma marcação alta, apertando a saída de bola do CSA. Além disso, era visível a maior participação de jogadores em quantidade no campo ofensivo. Triangulações, passes curtos e muita movimentação. O Alvinegro teve bom início de partida.

O gol parecia questão de tempo. E foi realmente o que aconteceu. Em boa jogada pelo lado direito, Luiz Fernando foi acionado em profundidade e invadiu a área. Ele fez o cruzamento e viu a bola desviar em Luciano Castán e trair o goleio João Carlos: 1 a 0.

O gol mudou o ritmo da partida. É que o Botafogo mudou a proposta e parou de realizar a marcação alta e entregou a bola para o adversário. Esperava no campo de defesa até o CSA cometer um erro e proporcionar o contra-ataque. As chances ficaram raras e o bom futebol do Alvinegro desapareceu.

Chamar o CSA para o campo de defesa representa também correr alguns riscos. E isso aconteceu no último minuto do primeiro tempo. O time visitante levou perigo ao gol de Gatito em duas oportunidades. Apodi arriscou de longe e exigiu defesa do goleiro. Na cobrança de escanteio o paraguaio evitou mais uma vez gol dos alagoanos.

O Botafogo iniciou o segundo tempo em cima do CSA e quase ampliou o placar em uma blitz nos minutos iniciais. Em jogada pela esquerda, Valência levantou na área, João Paulo ajeitou de cabeça e Victor Rangel bateu de primeira para boa defesa de João Carlos.

Em desvantagem, o CSA se lançou ao ataque e passou a pressionar o Botafogo, que aceitou passivamente a situação. Em cobrança de escanteio, Yuri dividiu lance, mas acabou batendo com a mão na bola. Ricardo Bueno bateu com força, Gatito chegou a tocar na bola, que bateu na trave e entrou: 1 a 1.

O péssimo resultado do Botafogo não durou muito tempo. Três minutos após o gol alagoano, Gabriel acertou lançamento longo, e Igor Cássio, que havia acabado de entrar, dominou com categoria e finalizou forte para fazer o segundo do Alvinegro. Gol que garantiu a vitória dos donos da casa.

BOTAFOGO

Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo (Kanu), Gabriel, Yuri; Cícero (Rickson), João Paulo, Leo Valência, Luiz Fernando (Igor Cássio), Victor Rangel; Diego Souza. T.: Alberto Valentim

CSA

João Carlos; Dawhan, Alan Costa, Luciano Castan, Carlinhos; Naldo (Celsinho), Apodi, João Vitor, Jonatan Gómez (Ricardo Bueno), Werley; Alecsandro T.: Argel FucksEstádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro

Juiz: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Cartões amarelo: Cícero e Rickson (Botafogo); João Vitor (CSA)

Cartão vermelho: João Vitor (CSA)

Gols: Luciano Castan (contra), aos 15min do primeiro tempo, e Igor Cássio, aos 23min do segundo tempo (Botafogo); Ricardo Bueno, aos 20min do segundo tempo (CSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 19 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 19 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 19 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 20 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 19 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda