Chanceler repudia comentários de Bolsonaro à vitória de Fernández

Jorge Faurie pediu "maior prudência" às declarações sobre o governo eleito na Argentina

© Getty Images

Mundo ARGENTINA-BRASIL 31/10/19 POR Folhapress

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O chanceler da gestão de Mauricio Macri, Jorge Faurie, afirmou em entrevista à imprensa local nesta quinta-feira (31) ter enviado uma "carta pessoal" ao embaixador brasileiro em Buenos Aires, Sergio Danese, para condenar as críticas da família Bolsonaro ao triunfo de Alberto Fernández. 

PUB

Além de ter dito que tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto seu filho Eduardo Bolsonaro proferiram "frases inapropriadas", Faurie pediu "maior prudência" às declarações sobre o governo eleito na Argentina.

Ele também condenou a postagem ofensiva do deputado federal contra Estanislao Fernández, filho do kirchnerista, por meio da redes sociais. "Não se deve discriminar ninguém." 

Após o resultado das eleições no país vizinho, realizada no último domingo (27), na qual a chapa de Fernández e Cristina Kirchner derrotou a tentativa de reeleição do atual presidente, Bolsonaro disse que a Argentina havia "escolhido mal" e que não pensava em parabenizar Fernández.

Depois, voltou ao tema, dizendo que o Brasil está "preparado para o pior". Eduardo Bolsonaro, por sua vez, retuitou postagem que mostrava foto dele, posando com uma arma, e de Estanislao, que faz cosplay e se veste de drag queen, fantasiado como o protagonista do animê Pokémon.

A mensagem dizia: "Filho do presidente da Argentina/Filho do presidente do Brasil". Eduardo acrescentou: "Obs: Isso não é um meme".

Já o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, ao comentar a vitória de Fernández, publicou no Twitter mensagem na qual dizia que "as forças do mal estão celebrando". "As forças da democracia estão lamentando pela Argentina, pelo Mercosul e por toda a América do Sul."

Faurie, no entanto, disse que a chancelaria argentina não adotaria ações oficiais de repúdio às postagens do chanceler brasileiro, porque isso construiria "uma divisão maior" e que era preciso "evitar magnificar essas questões".

"Mantemos um diálogo importante com o Brasil. As relações são relevantes e é preciso mantê-las em uma perspectiva de colaboração." Faurie ainda acrescentou que a chancelaria está estudando um "mecanismo" para explicar como "transmitir o incômodo" devido ao comportamento do governo brasileiro.

Procurada, a embaixada brasileira na Argentina confirma ter recebido a carta do chanceler argentino e afirma ter transmitido a mensagem ao Itamaraty. A representação diplomática em Buenos Aires disse que não fará comentários neste momento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 21 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

fama Jojo Todynho Há 3 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil São Paulo Há 20 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Herança Há 5 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Príncipe William Há 21 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

lifestyle Rosto Há 20 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 2 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

fama Brian McCardie Há 3 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos