Após deixar prisão, Edinho assume cargo na base do Santos

O ex-goleiro é novo coordenador técnico e de desenvolvimento do clube

© Reprodução / TV Tribuna

Esporte Coordenador 01/11/19 POR Estadao Conteudo

Pouco mais de um mês depois de deixar a prisão, da qual saiu pela última vez após ter recebido uma sentença de 12 anos por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, o ex-goleiro Edinho foi anunciado nesta sexta-feira pelo Santos como novo coordenador técnico e de desenvolvimento do clube, com foco na formação das categorias de base.

PUB

Por meio de nota publicada em seu site oficial, o Santos informou que o ex-jogador de 49 anos, filho de Pelé, "atuará em parceria com o também coordenador técnico e desenvolvimento Renato (ex-volante do time da Vila Belmiro), que tem ênfase também no futebol profissional". "Desejamos boa sorte neste novo desafio", encerrou o clube em um curto comunicado.

Edson Cholbi Nascimento atuou como goleiro do Santos durante a década de 1990, na qual também teve passagens por Portuguesa Santista, São Caetano e Ponte Preta. Depois, como treinador, ele esteve à frente de Mogi Mirim, Água Santa e Tricordiano, respectivamente em 2015, 2016 e 2017. O último destes clubes é da cidade de Três Corações (MG), onde o seu pai nasceu.

De volta ao Santos, Edinho foi contratado pelo clube depois de ter ganho na Justiça, no último dia 25 de setembro, o direito de progressão para o regime aberto. Desde junho de 2018, o ex-jogador já estava em regime semiaberto, com direito a trabalhar e estudar fora da cadeia.

O ex-goleiro estava preso a Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, e chegou a ser condenado a 33 anos de reclusão, mas teve a pena reduzida, em fevereiro de 2017, para 12 anos e 11 meses. Antes de ganhar liberdade em setembro, ele cumpria pena desde 2005, mas neste período deixou a cadeia algumas vezes por força de habeas corpus para aguardar em liberdade o julgamento dos recursos apresentados pelos seus advogados. O seu último retorno à prisão em meio às decisões da Justiça havia ocorrido no início de 2017.

Quando liberou o ex-jogador para o regime aberto, a juíza Sueli Zeraik, da Vara de Execuções Criminais de Taubaté (SP), levou em conta o resultado de um exame criminológico que o considerou apto a retornar para o convívio social fora da prisão. E o direito a este tipo de regime fora da cadeia estava condicionado também à exigência de que o condenado obtivesse uma ocupação lícita em até 30 dias, tivesse residência fixa onde pudesse ser encontrado das 20h às 6h da manhã e se mantivesse distante de bares e casas de jogos.

Tendo em vista a situação de Edinho e pela própria gratidão eterna que o Santos tem com Pelé, que fez história com a camisa do clube e se tornou o maior jogador de todos os tempos, o presidente José Carlos Peres já vinha analisando a possibilidade de dar um emprego ao ex-goleiro, ajudando assim o filho do Rei do Futebol.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula