Síndrome de Prader-Willi: A doença rara que gera fome excessiva

Trata-se de uma patologia desconhecida pela maioria dos indivíduos e que tem como sintoma a compulsão alimentar

© .

Lifestyle Compulsão alimentar 04/11/19 POR Notícias Ao Minuto

A síndrome de Prader Willi é um distúrbio raro que afeta uma em cada 15 mil pessoas no mundo. "A síndrome é uma anomalia do cromossomo 15 de origem paterna e que ocasiona alguns sintomas como hipotonia muscular (falta de força e firmeza nos músculos), atraso na escrita e fala e hiperfagia (compulsão alimentar)", de acordo com a nutricionista Anete Mecenas.

PUB

O portador da síndrome começa a desenvolver uma fome compulsiva na infância, a qual nenhuma refeição é suficiente para saciá-la, sendo esse o principal sintoma e o primeiro a manifestar-se.

A psicóloga Michelle Lage explica que a Prader-Willi é uma doença que atinge uma parte específica do cérebro, que provoca a compulsão. "A síndrome afeta a parte neurológica do indivíduo por estar relacionada a alterações no hipotálamo, parte do nosso encéfalo responsável, entre outras coisas, pela produção de diversos hormônios". Por isso, a fome insaciável do distúrbio deve ser constantemente vigiada. Um dos sintomas que devem ser tratados no aspecto nutricional e que pode ocasionar obesidade com as suas comorbidades (doenças que geram outras doenças) é a diabetes tipo II e a hipertensão arterial.

Sintomas variam de acordo com a idade

Michelle sublinha que os sintomas manifestam-se de maneira diferente segundo a idade. "Os bebês apresentam falta de firmeza muscular e dificuldade de sucção. Já a partir dos 6 anos de idade o quadro muda e o portador da síndrome apresenta a compulsão e constante sensação de fome, pois o cérebro não reconhece os sinais de saciedade. Além disso o metabolismo de portadores desta síndrome costuma ser mais lento, agravando o quadro de obesidade". Dificuldades de aprendizagem, instabilidade emocional e atraso nas fases desenvolvimento também são sintomas, refere a psicóloga. Os portadores costumam ainda ter estrabismo e dificuldade de socialização.

Tem cura?

A síndrome de Prader-Willi é uma doença crônica e não tem cura. No entanto, é possível tratá-la com um estilo de vida mais saudável. "É necessário que o doentes faça uma alimentação equilibrada com refeições em intervalos menores e coma fruta, hortaliças e legumes regularmente - alimentos ricos em fibras e que, portanto, garantem mais saciedade", conclui a nutricionista Anete Mecenas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula